quarta-feira, 16 de maio de 2012



COMITÊ PRÓ IGUALDADE RACIAL É FORMADO EM DIAMANTINA

No dia 14 do mês de abril de 2012, reuniram-se na Secretaria de Cultura, Turismo e Patrimônio, representantes das comunidades do povoado de Vargem do Inhaí (Imir, Normandes, Flávio, Maria Geralda e Gecilma), representantes do distrito de São João da Chapada (Hermes, Sônia Aparecida, Terezinha Sanguinete); a Secretária de Cultura, Turismo e Patrimônio, Márcia Betânia Oliveira Horta; representantes do setor de Patrimônio Cultural de Diamantina e demais convidados para discutir assuntos referentes a promoção da igualdade racial, criação do Conselho Municipal de Políticas Culturais, formação do comitê e definição plano de metas para o ano de 2012.


Após a realização do I Encontro de Cultura das comunidades afro descendentes, ocorrido em dezembro de 2011, foi eleita uma comissão para dar continuidade as propostas de formação de um Conselho Municipal para Igualdade Racial.

Já foram realizadas 03 reuniões com a comitê Pró Igualdade Racial que até então já estabeleceu formas de criação do Conselho Municipal Pró Igualdade Racial, seus componentes, elaboração do plano anual de trabalho e atualmente encontra em processo de lei de criação deste Conselho.

O comitê foi denominado “Comitê Pró Igualdade Racial” que terá com objetivo:

  • Apoiar a construção de políticas públicas voltadas atendimento das demandas das comunidades afro descendentes no município.
  • Formar o Conselho de Igualdade Racial (com colegiados reconhecidos).
  • Formular o plano de metas do comitê
  • Elaborar política de promoção da Igualdade Racial
  • Realizar a I Conferência das comunidades quilombolas. 
O próximo passo será elaborar um plano de trabalho para este ano que será apresentado para outras instituições que comporão o Conselho Municipal de Políticas Culturais e promover interface com instituições estaduais e federais que dialogam com os conselhos municipais.

Representantes do comitê Pró Igualdade Racial eleitos durante o I Encontro de cultura das comunidades afro descendentes/dez2011

Nenhum comentário:

Postar um comentário