sexta-feira, 14 de setembro de 2018

Diretoria de Patrimônio Cultural realiza o “Café J.K.: Bate Papo, Música e Café da Tarde” Na Semana de JK, o Eterno Presidente.



No dia 13 de setembro (quinta- feira), foi realizado no Centro Cultural David Ribeiro (Mercado Velho), o “Café J.K.: bate papo, música e café da tarde”. Este evento fez parte da Programação da Semana J.K. o Eterno Presidente, organizado pela Secretaria Municipal de Cultura, Turismo e Patrimônio na responsabilidade da Diretoria de Patrimônio Cultural.
Na roda de bate papo para dialogar com o público presente, foram convidados o Sr. Leandro Costa e sua esposa Lígia Dayrell, amigos de JK, os pesquisadores Sr.Jonh Spangler e Sr. Valter Cunha e o Secretário Municipal de Educação o Sr. Sérgio Nascimento, a responsável pela mediação do evento foi a Srª Telma Pio Fernandes, diretora do setor de Patrimônio Cultural.
O público alvo do evento foram estudantes de idades de 10 anos a 18 anos (ensino fundamental, médio e técnico), atiradores do TG de Diamantina e demais pessoas afins.
O objetivo desse evento Café JK era apresentar ao público de uma forma descontraída a vida e obra de Juscelino, foram pautadas a vida política, a ligação sentimental do ex-presidente a sua terra natal, os laços de amizades, a sua infância e adolescência em Diamantina, seus interesse pelos estudos e cultura (literatura, música, etc).
De forma descontraída cada convidado falou sobre JK de acordo com sua convivência ou pesquisas. O Sr Leandro Costa amigo íntimo do saudoso Juscelino Kubitschek, fez questão de contar histórias do ex-presidente ainda menino e adolescente em sua terra natal, suas constantes visitas a Diamantina, mesmo depois de governador de Minas e Presidente do Brasil, em meio a sua simplicidade, e sua preocupação com o desenvolvimento de sua terra natal, estado,  a pedido de um aluno Sr. Leandro contou “causos” engraçados acontecidos com JK, a Srª Ligia Dayrell, esposa do Sr. Leandro acrescentou alguns fatos ocorridos com JK quando em visita a Diamantina ficava hospedado em sua residência. Os historiadores Sr.Jonh Spangler e Sr. Valter Cunha,  explanaram sobre JK  no que se refere a personalidade culta, estudante, médico e sempre dedicado a ajudar os menos favorecidos, O Sr. Sérgio Nascimento falou um pouco sobre JK: Filho, a importância de sua referência pela criação  recebida por Dona Júlia Kubitschek, mãe e professora dedicada aos filhos e ao ofício que exercida com muito zelo, também falou sobre a preocupação do JK político com a educação em Diamantina, no estado e no país, contando ter sido em sua gestão a época em que o estado de Minas Gerais mais se construiu escolas.
Após cada convidado explanar sobre a vida de JK, os presentes no evento tiveram oportunidade em fazer perguntas, principalmente as crianças, para surpresa de todos foram feitas muitas perguntas. Dando a perceber que o público ali presente estava interessado e interagindo com a ação desenvolvida.
Para encerrar o evento, o Prefeito Municipal Juscelino Brasiliano Roque, agradeceu a presença dos convidados e público presente, explanou a respeito da importância de JK para a política, cultura e desenvolvimento social do Brasil, relatou que o ex-presidente deverá servir de exemplos para todos, principalmente pela sua dedicação aos estudos e a família.

O “Café J.K.: Bate Papo, Música e Café da Tarde” na Semana de JK, o Eterno Presidente, foi uma ação do Programa Municipal de Educação Patrimonial “De Olho no Patrimônio”, que desenvolve ações de educação patrimonial cultural de forma a potencializar as ações de preservação e consciência sobre o patrimônio  material e imaterial do município.





















Nenhum comentário:

Postar um comentário