quinta-feira, 30 de maio de 2019

CONFECÇÃO DE TAPETE DEVOCIONAL NO PÃO DE SANTO ANTÔNIO, MARCA O ENCERRAMENTO DA AÇÃO DE EDUCAÇÃO PATRIMONIAL COM ALUNOS DO ENSINO MÉDIO DAS ESCOLAS ESTADUAIS DE DIAMANTINA!


No dia 25 de maio (sábado), realizou-se o encerramento da Oficina de Confecção de Tapetes Devocionais de Diamantina. Esta ação é um projeto da Prefeitura Municipal de Diamantina através da Secretaria Municipal de Cultura, Turismo e Patrimônio (SECTUR) em parceria com a Superintendência Regional de Ensino (SRE). A Oficina de Confecção de Tapete Devocional é mais ação do Programa Municipal de Educação Patrimonial “De Olho no Patrimônio”
 Em sua 3º edição, a oficina teve como público alvo alunos do ensino médio, ao todo participaram 06 (seis) escolas com o total de 150 alunos inscritos. Os responsáveis em ministrar as oficinas foram os professores de arte que atuam nas escolas contempladas pelo projeto, são as seguintes escolas: Colégio Tiradentes da PMMG; E.E. Prof.º Gabriel Mandacaru; E. E. Prof.ª Isabel Motta; E.E. Prof.ª Gabriela Neves; E.E. Prof.ª Ayna Torres; E. E. Prof.º Leopoldo Miranda.
Um dos objetivos do projeto é realizar um processo de conscientização do diamantinense em relação à produção de tapetes para a procissão da Semana Santa e de Corpus Christi, principalmente dos jovens, além da necessidade da preservação de nosso patrimônio cultural imaterial, explicitado na oficina, aliada à manifestação da tradição religiosa da confecção do tapete de rua.
Depois de participarem de oficinas, os alunos das 06 escolas reuniram no PÃO DE SANTO ANTÔNIO para o encerramento da oficina de educação patrimonial, tendo com convidados atiradores do TG de Diamantina.
O resultado foi a confecção de 03 tapetes gigantes cada um confeccionado por duas escolas, com desenhos que simbolizavam a religião e o nossos patrimônios materiais, representados por cores vivas. Através do projeto foi possível o encontro jovens de todos os bairros de Diamantina.
Diamantina 20 anos de Título de Patrimônio da Humanidade. Estamos de Olho em Nosso Patrimônio!!












Nenhum comentário:

Postar um comentário