quinta-feira, 27 de junho de 2019

CABOCLINHOS DE DIAMANTINA RETOMARÃO SUAS ATIVIDADES


No mês de junho iniciou-se encontros com grupo um de jovens e adultos de bairros de Diamantina na Secretaria Municipal de Cultura, Turismo e Patrimônio. Os encontros tratam-se da recriação do Caboclos de Diamantina, grupo este tradicional em nossa cidade integrante das Festas Católicas de Diamantina, entre elas a Festa do Divino Espírito Santo – Bem Cultural Imaterial registrado pelo município e a Festa de Nossa Senhora do Rosário.

O congado é uma manifestação cultural e religiosa de influência africana celebrada em algumas regiões do Brasil, principalmente no estado de Minas Gerais, que se caracterizada pela diversidade de ritmos, danças, instrumentos musicais e roupas, em nossa região os grupos de congado tradicionais são a Marujada, Catopés e Caboclos, que saem nas festas religiosas em especial na Festa de Nossa Senhora do Rosário.

De acordo com o Sr. Carlos Rubens atual mestre dos Caboclos, filho e Neto de ex mestres, a última que os Caboclos saíram em Diamantina foi na década de 80, entre as razões do grupo ter parado com suas apresentações então o falecimento de seu pai Sr. José Rubens (último mestre), alguns dos caboclos daquela época terem mudado de religião e idade avançada de outros impedindo que assumissem a responsabilidade do grupo.

Carlos Rubens por ter vivenciado diretamente em sua infância esta manifestação cultural de Diamantina, tinha o sonho de voltar com as apresentações do caboclos nas festas religiosas de Diamantina, tendo apoio e participação de filhos e netos ele está aos poucos encontros com jovens e adultos, repassando as canções e danças que ele aprendeu ainda quando criança e que ficaram gravadas em sua memória.

Para que este trabalho se fortaleça, a SECTUR encontrou com os futuros caboclos de Diamantina, para um breve diálogo em que a secretária de Cultura Márcia Betânia falou sobre herança hereditária do congado no Brasil em especial a nossa região, dando oportunidade a todos os presentes para falar sobre o conhecimento ou se já viram apresentações de grupos de congado.

O simples fato de abrir-se ao diálogo já trouxe como resultado um ânimo aos futuros Caboclos que em maioria são jovens e nunca presenciaram este tipo de manifestação. Através deste encontro depois de diálogos ficou estabelecido além da continuação dos
ensaios também serão realizados ações de educação patrimonial através do Programa Municipal de Educação Patrimonial “De Olho no Patrimônio” através de palestras, intercâmbios e oficinas.

Diamantina, 20 ano de Patrimônio Cultural da Humanidade! Estamos De Olho em Nosso Patrimônio!





Nenhum comentário:

Postar um comentário