sexta-feira, 9 de julho de 2021

 




A PREFEITURA MUNICIPAL DE DIAMANTINA, ATRAVÉS DA SECRETARIA M. DE CULTURA, TURISMO E PATRIMÔNIO - SECTUR,  REALIZA ENCONTRO COM A COMUNIDADE MENDANHA .

 

 

No mês de junho equipe da Secretaria Municipal de Cultura, Turismo e Patrimônio/SECTUR, através do setor de Patrimônio Cultural, deslocou-se até o distrito de Mendanha para realizar uma reunião com a comunidade para falar sobre a Obra de Recuperação e Preservação do CEMITÉRIO DOS ESCRAVOS  localizado no distrito. O Cemitério dos Escravos, bem tombado em nível municipal, faz parte da história da comunidade e é considerado um marco referencial para as pessoas que ali moram. Seu tombamento se deu através do parecer do Conselho Municipal de Preservação do Patrimônio Cultural e Políticas Culturais de Diamantina, conforme o Decreto Nº 043 em 12 de abril de 2004.

 

A obra faz parte das ações de recuperação e preservação do Cemitério dos Escravos, que contempla benefícios diretos como o avanço nas ações de promoção da política pública municipal, e benefícios indiretos como a mudança de postura e comportamento da população e visitantes frente ao bem, integrado à paisagem urbana, além de gerar oportunidades de trabalho para a comunidade geral.

 

Participaram da reunião a diretoria da associação AMA-ME e demais moradores do distrito, o encontro foi uma oportunidade para que a Secretaria de Cultura dialogasse com a comunidade sobre a importância da realização da obra do Cemitério, aproveitou para falar dos trabalhos que estão em andamento referente à restauração do Caminho dos Escravos - potencial turístico para o distrito gerando renda para comunidade. Também foi realizado um trabalho de educação patrimonial referente à memória local: tradições, histórias, saberes.

 

A previsão para entrega do Cemitério dos Escravos, após sua restauração para a comunidade local, é para o mês de agosto.

 

Estamos De Olho em Nosso Patrimônino!

Nenhum comentário:

Postar um comentário