quarta-feira, 16 de fevereiro de 2022


                               I CICLO DE FORMAÇÃO: NOVOS PATRIMÔNIOS

 Nos meses de janeiro e fevereiro de 2022 , a Prefeitura Municipal de Diamantina através da Secretaria Municipal de Cultura, Turismo e Patrimônio(SECTUR), realizou o I Ciclo de Formação: Novos Patrimônios, com tema sobre o Sistema Agrícola Tradicional dos Apanhadores de Flores Sempre Vivas, sendo esta uma ação do Programa Municipal de Educação Patrimonial “ De Olho no Patrimônio”.

No ano de 2020 Diamantina juntamente com outros dois municípios recebeu o título internacional para a região do Alto Jequitinhonha e  ganharam reconhecimento da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO) como integrantes do programa Sistemas Importantes do Patrimônio Agrícola Mundial (Sipam) – trata-se da primeira experiência com tal destaque no Brasil e quarta na América Latina. Nesse cenário, estão em destaque as famílias apanhadoras de sempre-vivas,  o município de Diamantina possui três comunidades inseridas neste título, são eles: Território Mata dos Crioulos, Território Vargem do Inhaí, ambas auto definidas como remanescentes de quilombos, e ainda o povoado de Macacos.

Tendo como um dos objetivos dar início à formulação de políticas culturais sobre o patrimônio cultural “Tradição do Apanhar Sempre Vivas” e os seus sujeitos de interesse. O primeiro módulo contou com a participação da pesquisadora Dra. Fernanda Monteiro, o segundo módulo, o palestrante responsável foi o Prof. Dr. Claudenir Fávero. Participaram dos cursos funcionários da SECTUR, representantes do CODECEX, conselheiros municipais de cultura, funcionários da secretaria municipal de meio ambiente, representantes da UFVJM, professores de educação patrimonial (PEP), comunidade em geral e visitantes.

Através destas ações iremos contribuir com a valorização, o reconhecimento dos povos tradicionais, maior visibilidade para favorecer a economia, o turismo, a história das comunidades que são os “guardiões mundiais da biodiversidade” deste saber.

 








 

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário