quinta-feira, 9 de agosto de 2018

Diamantina participa do III Encontro de Sineiros de Minas Gerais


O Toque dos Sinos em Minas Gerais e o Ofício de Sineiros foram registrados em 2009 pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico de Nacional/IPHAN como Patrimônio Cultural do Brasil, no livro de Registro das Formas de Expressão e no Livro dos Saberes. Nesse sentido a Superintendência do IPHAN em Minas Gerais deu início, em 2010, ao processo de elaboração do Plano de Salvaguarda do Toque dos Sinos em Minas Gerais e do Ofício de Sineiros em Minas Gerais, através da realização de reuniões com os sineiros nos município contemplados pelo inventário que instruiu o processo de registro, entre as cidades contempladas está o município de Diamantina.
O III Encontro de Sineiros de Minas Gerais, que ocorreu em Congonhas nos dias 04 e 05 do mês de agosto de 2018, teve como objetivo apresentar os resultados obtidos em relação às demandas anteriores e  apresentação de novas proposições para a continuidade das ações Salvaguarda.
Dentre a programação do evento estavam em pauta: Avaliação das ações realizadas no Processo de Salvaguarda e apresentação do Manual “Entendendo os Sinos”;Proposta de oficinas sugeridas pelos Sineiros;Visita às Torres das Igrejas: Matriz Nossa Senhora da Conceição, Basílica do Senhor Bom Jesus de Matosinhos e Igreja de São José;A importância do associativismo para concretização de ações de Salvaguarda;Proposições para ações futuras;Lançamento do Dossiê “Toque dos Sinos e o Ofício dos Sineiros e Minas Gerais.
Participaram do encontro Sineiros representantes de 08 municípios de Minas Gerais: Congonhas, Ouro Preto, São João Del Rei, Tiradentes, Mariana, Oliveira e Diamantina. Estiveram presentes durante o encontro o Sr. Hermano FabrícioDiretor do Departamento de Patrimônio Imaterial, a Srª Célia Maria Corsino – Superintende do IPHAN/MG, o Sr. Sérgio Rodrigo Reis - Diretor do Museu de Congonhas, Prof. Ricardo Gomes Lima – UFRJ, o Sr. Marcus Fróis – Secretário Municipal de Cultura, Turismo de São João Del Rei, a Srª Márcia Betânia- Secretária Municipal de Cultura, Turismo de Patrimônio de Diamantina, além dos técnicos do IPHAN que organizaram e conduziram o evento.
O município de Diamantina foi representado pelos Sineiros: Argemiro Alexandre Ribeiro Motta e Thiago Silva Costa, além dos sineiros do município participaram do encontro representantes da Secretaria Municipal de Cultura, Turismo e Patrimônio, a Srª Secretária Márcia Betânia e uma funcionária da Diretoria de Patrimônio Cultural, a presença de representantes da Secretaria Municipal de cultura do município foi de relevância  firmando o total apoio da Prefeitura Municipal de Diamantina na preservação deste saber e para planejamento de posteriores ações de salvaguarda do saber do Toque dos Sinos e o Ofício dos Sineiros a serem realizados em Diamantina.

O próximo passo em nossa cidade será a realização do cadastro dos Sineiros (sede e distritos), realização de encontro com Mitra Arquidiocesana e Sineiros para que sejam elaborados planos de salvaguarda em conjunto sobre o Toque dos Sinos e a valorização dos Sineiros, pois eles são os principais atores deste ofício, são os detentores deste saber, cabe a eles a responsabilidade da valorização e preservação deste Patrimônio Imaterial.
O encerramento do III Encontro de Sineiros, aconteceu  com o Lançamento do Manual “Entendendo os Sinos” e do Dossiê “Toque dos Sinos e o Ofício de Sineiros em Minas Gerais”.













Nenhum comentário:

Postar um comentário