segunda-feira, 6 de agosto de 2018

Secretaria Municipal de Cultura, Turismo e Patrimônio realiza encontro com representantes dos Grupos de Folias de Diamantina


                                                 
As Folias de Minas Gerais foram registradas como patrimônio cultural imaterial de Minas Gerais, no dia 06 de janeiro de 2017 pelo Conselho Estadual de Patrimônio de Minas Gerais(Conep). A festa que lembra a visita dos três reis magos à sagrada família, existe no estado desde os tempos coloniais. Só em 2016, 1.255 grupos de 326 municípios mineiros se cadastraram no Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico do estado (IEPHA-MG).

No município de Diamantina (sede e distritos), até final do mês de novembro de 2017, tinha-se em cadastro 04 (quatro) grupos de folia e 01 (um) de pastorinhas, com um total de 05 (cinco) grupos. Por meio do Projeto Viva Santos Reis – Cortejos de Fé, iniciado no mês de dezembro de 2017, coordenado por técnicas de cultura e patrimônio da Secretaria Municipal de Cultura, Turismo e Patrimônio, o município saltou para 19 grupos identificados até o presente momento, nos quais 16 estão ativos realizando os giros anualmente, entre os grupos ativos identificamos: 03 (três) grupos de pastorinhas, 01 (um) grupo de Folia de São Sebastião e 12 ( doze) grupos de Folia de Reis, alguns dos grupos possuem mais de 100 (cem) anos de tradição.

Dando continuidade ao Projeto Viva Santos Reis – Cortejos de Fé, no dia 09 (nove) de  julho a Secretaria Municipal de Cultura, Turismo e Patrimônio, através da Diretoria de Patrimônio Cultural, realizou em sua sede o primeiro encontro com representantes dos Grupos de Folia de Diamantina (sede e distritos). Não sendo possível a presença de representantes de todos os grupos, os representantes presentes neste encontro tiveram a oportunidade de expor suas opiniões e também compartilhar com os presentes na reunião um pouco da cultura de suas folias (giros, profecias, etc.),  Além dos foliões também estavam presentes representantes da SECTUR e professores do Programa Municipal de Educação Patrimonial “De Olho no Patrimônio”.  

O encontro com os representantes dos grupos de Folias teve com um dos objetivos “dar” voz aqueles que resguardam e matém esta tradição secular em nosso município, identificando assim aqueles grupos que se

encontram fortalecidos e aqueles que sentem fragilizados, sendo ele com manutenção de instrumentos musicais, vestes para os grupos, transporte para os grupos se deslocarem para comunidades mais distantes, entre outros.

Esta é mais uma ação da Prefeitura Municipal de Diamantina através da Secretaria Municipal de Cultura, Turismo e Patrimônio e o Conselho de Preservação do Patrimônio Cultural e Políticas Culturais de Diamantina com apoio da Arquidiocese de Diamantina, como intuito de preservação e salvaguarda do patrimônio imaterial recriado pelas folias do município há mais de século, perpetuando por futuras gerações no município de Diamantina.


























 





 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário