sexta-feira, 26 de abril de 2019

MODO DE FAZER DO BOLO DE ARROZ DE DIAMANTINA


O modo de fazer do Bolo de Arroz de Diamantina foi reconhecido como patrimônio cultural imaterial municipal. Desde então, passou a subsistir a obrigação pública de documentar, acompanhar, investir e apoiar a sua recriação.
O modo de fazer do Bolo de Arroz muito representa para a sociedade diamantinense e lhe configura uma singularidade. A preocupação com a manutenção deste saber demonstra que ele está enraizado no cotidiano da sociedade, sendo parte de suas memórias afetivas e de suas referências histórico-culturais e identitárias.
                                                             
Não é possível precisar desde quando o bolo é preparado.  Evidentemente sua receita pode ter sido transmitida oralmente por inúmeras gerações, sem que seja possível obter registros. De acordo com o dossiê de registro do bem, SECTUR (2014, p.122), algumas pessoas, disseram ter ouvido tratar-se de bolo feito desde a época dos escravos ou da época dos índios.

Outrora vendido antes da missa da madrugada, era meio de subsistência de muitas famílias. Hoje é distribuído gratuitamente após a alvorada da Festa do Divino Espirito Santo e na Festa do Rosário dos Homens Pretos.
Atualmente a confecção do Bolo de Arroz na cidade de Diamantina, preservando em parte, sua receita original e os passos de sua confecção, vem sendo realizada pela Ordália, coordenadora da Vila Educacional de Meninas –VEM, que realizou pesquisa e buscou conhecimento para sua elaboração
No âmbito do programa Municipal de Educação Patrimonial “ de olho no patrimônio” são realizadas anualmente oficinas com foco na recriação do modo de fazer do bolo de arroz.
Desde o registro do bem, cantineiras, adolescentes e senhoras dos programas dos Centro de Referência em Assistência Social, professores da rede municipal e comunidade diamantinense participaram de oficinas e tiveram a oportunidade de aprender sobre o patrimônio cultural.
No próximo dia 30 de abril, os assistidos da Fundação Municipal de Bem-Estar do Menor – FUMBEM participarão da oficina do bolo de arroz.  Dia 07 de maio a vez é dos adolescentes do Programa Lapidando Vidas da Escola profissional Irmã Luiza – EPIL . A oficina oferece um bate papo sobre patrimônio cultural e logo após os participantes colocam a mão na massa, orientados pela Ordália e por jovens da VEM que auxiliam na oficina.
Em 2019 além da distribuição do Bolo de Arroz na alvorada que dá início às comemorações da Festa do Divino, dia 31 de maio, domingo,  às 7:00 na Igreja do Amparo, o Bolo será distribuído durante o Império do Divino, dia 09 de junho, também domingo.
O Bolo de Arroz é patrimônio cultural diamantinense. Venha participar conosco das ações de recriação e fortalecimento deste bem. Procure a Diretoria de Patrimônio Cultural, na Praça Antônio Eulálio 53, Centro, Diamantina.

Márcia Dayrell França Botelho
Historiadora

Crédito fotos: ZELEO









Nenhum comentário:

Postar um comentário