quarta-feira, 8 de abril de 2020

Em tempos de isolamento social, revivam a participação da Guarda Romana, na celebração da Semana Santa em Diamantina.


Em tempos de isolamento social, revivam a participação da Guarda Romana, na celebração da Semana Santa em Diamantina.

As celebrações da Semana Santa ultrapassam o sentido meramente religioso, relacionando crença, manifestação, doutrinas, a vivência da religiosidade leiga, a pompa cerimonial, a cultura artística e material. As festas requerem saberes de produção de ornamentos, estruturas, vestimentas, músicas e outras artes diversas, conectando dimensões materiais e simbólicas.
A Guarda Romana de Diamantina, no contexto da Semana Santa, apresenta-se como uma das mais tradicionais celebrações do Estado de Minas Gerais e insere-se como bem cultural imaterial no vasto patrimônio cultural diamantinense, estando inscrita no Livro das Celebrações (no qual são inscritos rituais e festas que marcam a vivência coletiva do trabalho, da religiosidade, do entretenimento e de outras práticas da vida social), devido a toda a importância que lhe é conferida dentro da celebração, assim como a particularidade dos seus toques e a execução de uma coreografia entre os guardas, o que marca um diferencial em sua participação.
Neste ano de 2020, em virtude da pandemia do corona vírus, foram suspensas as atividades que possibilitem aglomerações, no caso as cerimônias da Semana Santa, que estão sendo realizadas pela Arquidiocese de Diamantina, virtualmente. 
No intuito de rememorar a celebração, quando além de momento de fé, são apresentações aguardadas por diamantinenses e visitantes a apresentação da Guarda Romana, apresentamos uma série de imagens da participação do grupo durante a Semana Santa de 2019.



ENSAIOS DA GUARDA ROMANA

Anualmente os ensaios começam 15 dias antes da Semana Santa, quando a coordenação realiza chamada e logo após tem início os ensaios na rua. A marcha fúnebre é executada em caixa de som e os passos e batidas das alabardas são ensaiados sob a orientação de uma dos coordenadores.

Em 2020 ocorreram somente três ensaios, iniciados em 16 de março, e que, em virtude da pandemia foram suspensos.

Ensaio de 2019.

Fotos: ZELEO















PARTICIPAÇÃO DA GUARDA ROMANA NA VIA SACRA


A participação da Guarda Romana na Sexta-feira da Paixão do Senhor anualmente tem início com a solenidade da Via Sacra encenada, que contou em 2019 com a participação de 35 guardas. 
Por volta das 7:00h, os homens da Guarda Romana, escalados anteriormente para esta atividade pelo secretário do grupo, reúnem-se na sede na Igreja do Carmo para preparração para a Via Sacra. A organização das indumentárias de cada guarda, já se encontra separada em kits com o nome de cada elemento. Após estarem trajados os elementos se deslocam para a Praça do Bonfim, onde tem início a Via Sacra. 
As imagens são do ano de 2019.

Fotos; ZELEO

















PROCISSÃO DO ENTERRO

Na sexta-feira Santa, por volta das 17 horas, a Guarda Romana, volta a se reunir em sua sede. No ano de 2019, oitenta e dois guardas se encontraram com o objetivo de preparar-se para a Procissão do Enterro.
Este é o ponto principal da participação da Guarda Romana nas celebrações da Semana Santa diamantinense.  É um momento de silêncio, emoção e fé, onde observa-se a incorporação da função da Guarda Romana na crucificação de Jesus. 
Após a chamada feita pelo secretário, já com todos trajados, o grupo se desloca para a porta da Catedral Metropolitana, para o sermão do descimento da cruz, e logo após, para acompanhar a Procissão do Enterro, se deslocando pelas ruas do centro histórico de Diamantina





















Nenhum comentário:

Postar um comentário