quinta-feira, 30 de abril de 2020

FESTA DO DIVINO ESPIRITO SANTO MAIS DE DOIS SÉCULOS DE HISTÓRIA!





 
FESTA DO DIVINO ESPIRITO SANTO
MAIS DE DOIS SÉCULOS DE HISTÓRIA!

Reconhecida como Patrimônio Imaterial de Diamantina desde 2014 por sua relevância histórica e cultural a Festa do Divino Espirito Santo é citada em registros documentais no município desde o século XIX e está inserida no contexto do Ciclo do Divino como manifestação católica. A festa acontece durante o mês de maio e reúne diversas formas de expressão e distintos saberes que serão apresentados em 2020 por meio das diversas mídias, como estratégia de salvaguardar esse patrimônio cultural de Diamantina.
Seguindo as recomendações sanitárias das diversas instituições técnicas vinculadas às medidas preventivas de combate à Pandemia provocada pelo Corona Vírus a Mitra Arquidiocesana suspendeu os eventos que mobilizam e aglomeram pessoas ao entorno do festejo e irá realizar celebrações virtuais.
Por sua vez, se adequando a esse contexto, a Secretaria de Cultura, Turismo e Patrimônio - SECTUR executará ações de promoção e valorização desse bem, por meio de divulgação e ações de educação patrimonial, intituladas como o MÊS DO DIVINO – MEMÓRIAS E SABERES SOBRE A FESTA DO DIVINO ESPIRITO SANTO DE DIAMANTINA.

O objetivo é levar as memórias e os saberes dessa manifestação centenária para conhecimento público e possibilitar a participação de todos. Fotos, vídeos e textos serão difundidos e quem tiver fotos e notícias sobre a celebração poderá divulgá-las nas redes sociais.

Conheça mais a NOSSA festa!

Nenhum comentário:

Postar um comentário