segunda-feira, 11 de maio de 2020

Festa do Divino Espirito Santo de Diamantina- Cortejo Imperial

A Festa do Divino reúne diversas formas de expressão religiosas e culturais demonstradas durante os vários rituais, entre eles o cortejo que acontece no dia de Pentecostes. É realizada por pessoas ou famílias religiosas e faz parte das tradicionais festas da Igreja Católica em Diamantina, na Paróquia de Santo Antônio da Sé, na Catedral.

O CORTEJO IMPERIAL
O objetivo do cortejo é acompanhar, a pé, o Imperador e sua corte até a missa. É caracterizado por dimensões sacras e profanas que estão entrelaçadas por meio de várias formas simbólicas e de sociabilidades. A devoção ao Divino se faz presente em várias representações tais como as medalhas, o resplendor do divino, as virtudes teologais, os dons e frutos do Espírito Santo, pentecostes e o próprio andor do Divino. Outras representações se fazem por meio dos figurantes caracterizados de damas, príncipes, imperatriz, imperador, que fazem alusão ao império português.

O imperador leva a bandeira à frente do cortejo imperial, demonstrando seu poder e realeza, convidando a todos para celebrarem o Divino Espirito Santo.
A representação do quadro da Imperatriz é um dos pontos máximos da festa. A imperatriz, filha mais velha do imperador, ou parente próxima, vem portando o manto e a coroa que representam a autoridade real e o poder soberano. Geralmente vem cercada por príncipes ou damas, representando a corte real.

Já ocorreram festas em que este quadro, não era representado por mulheres, e sim por filho do imperador. 




1950, com descrição.

1952, imperador correto.


1973, imperador nominado.


1975, Imperador com descrição.

1987, divino-milt-on-vale-Familia Imperador

2017-nominada

2000, quadro imperatriz nominado.

2004, Imperador bandeira nominado.

2017, nominada.

Bandeira, Imperador nominado.

Bandeira, Imperador- denominação.

Bandeira, 1986 nominada.

Imperatriz, noinado.

Imperatriz, nominado.

quadro da Imperatriz- Filha do Imperador-ano seguinte.

Quadro da Imperatriz correto.

Transmissão da coroa nominado












Nenhum comentário:

Postar um comentário