segunda-feira, 18 de maio de 2020

Professores do Programa Municipal de Educação Patrimonial realizam atividade com alunos da EE. Mº Augusta Caldeira Brant _ Bairro Bela Vista



No início do mês de março em comemoração ao Aniversário de Diamantina,  realizou-se uma ação de educação patrimonial com alunos do nono da EE Mª Augusta Caldeira Brant. Realizado pelos professores itinerantes do PEP, a ação teve como tema "Cidadania e Património Aniversário de Diamantina – 307 anos de História e 182 Anos de Emancipação".

 Esta atividade foi uma oportunidade de realizar ações de Educação Patrimonial como estratégia para a formação cidadã consciente e participativa, além disso, ofereceu um leque de diversificação didática, de conteúdo significativo e real de todo processo ensino aprendizagem para os jovens estudantes da Educação Básica da escola do Bairro Bela Vista, que através de depoimentos de alguns deles durante o encontro, disseram se sentir excluídos, não pertencentes ao município em razão do  bairro  ser afastado do centro histórico de Diamantina.   

De acordo com os professores de educação patrimonial (PEP), o desenvolvimento desta ação teve como um dos objetivos o despertar da reflexão nos estudantes no que se refere a atitudes favoráveis em relação ao Património Cultural Material e Imaterial, de preparação para o exercício da cidadania consciente e participativo, de conhecimento e reconhecimento da nossa identidade Histórica- Cultural (Património Cultural e Natural). Para isso os professores desenvolveram dinâmicas lúdicas, imagens e vídeos mediando o diálogo entre os alunos havendo total interação dos alunos.

Entre as discussões e reflexões foi exposto aos alunos a preservação do Centro Histórico, o Património Cultural Imaterial vivo em nosso município: Carnaval, Semana Santa, Guarda Romana, Festa do Divino Espírito Santo, Modo de Fazer o Bolo de Arroz, Folias de Reis, Festa de Nossa Senhora do Rosário entre outros manifestações culturais.

Esta ação foi realizada antes da paralisação das escolas públicas em razão da pandemia. Estamos de Olho em Nosso Património !








Nenhum comentário:

Postar um comentário