terça-feira, 30 de junho de 2020

ESTAÇÃO FERROVIÁRIA DE CONSELHEIRO MATA

Em janeiro de 1914, a primeira locomotiva chegava ao município de Diamantina, os munícipes se reuniram às 15 horas para prestigiar a aproximação do trem, inclusive com a presença de Juscelino Kubitschek, à época com 12 anos.
Diamantina, que nasceu da exploração da mineração do ouro e do diamante, fazia sua exportação dos minérios através dos tropeiros, que juntamente com sua tropa de 30 a 50 burros, eram obrigados a passar dias viajando até chegar ao litoral fluminense. Já no Rio de Janeiro, eles faziam as trocas dessas pedras por azeite, bacalhau, trigo, manufaturas, ferragens, armas e pólvora. Com isso, Diamantina passa a ser um grande pólo econômico da região. No século XIX, a cidade começou a prestar serviço para todos os outros pequenos municípios.
Com o aumento da movimentação econômica, era inviável a cidade continuar fazendo as suas exportações apenas com os tropeiros, então nas primeiras décadas do século XX, a Estrada de Ferro da Central do Brasil, ganhou mais um ramal, que saía de Curralinho, fazendo uma parada em Conselheiro Mata e finalizando o trajeto em Diamantina, facilitando assim o acesso às principais capitais brasileiras. No dia 03 de maio de 1913 era inaugurada a estação de Diamantina, mas apenas no ano seguinte a primeira locomotiva passaria por trilhos diamantinenses.
A Estrela Polar, jornal local, em sua edição de 19 de abril de 1914, publica o convite à população:
“E convidado o povo do município desta cidade para assistir a inauguração da Estrada de Ferro Curralinho a Diamantina, acto que será feito pelo Exm. Sr. Presidente do Estado, no dia 3 de maio próximo, ás 13 horas; (1 hora da tarde), no Largo D. João.” (A ESTRELA POLAR, ano 1914)
(estação de Riacho das Varas, sem data. Autor desconhecido)
A Estação de Riacho das Varas, como inicialmente era chamada a Estação de Conselheiro Mata, era uma das paradas de descanso durante a viagem. O trem ficava na estação por volta de uma hora e meia, para que os passageiros pudessem lanchar e descansar da cansativa e longa viagem.
Na ausência de documentos escritos, a história oral, prova o reconhecimento e a importância dessa estação de passa. Segundo Antônio Pinto de Carvalho, morador do distrito de Conselheiro Mata, que presenciou desde menino a locomotiva chegar, afirmava, “não havia lazer na cidade e a diversão era ver o trem chegando e partindo... era uma festa!”.
A estação trouxe também vários avanços para Conselheiro Mata, se antes o ponto de exportação era no Rio de Janeiro, a partir da estação, a exportação se dava pelo Espírito Santo, chegando ao Porto de Vitória.
Na década de 1970, a movimentação diminuiu, então quando o último funcionário aposentou-se, na década de 1980, a estação foi fechada. O prefeito de Diamantina à época criou um projeto de odontologia para os distritos, que beneficiou o distrito de Conselheiro ao ocupar o prédio com um consultório. Desde 1990 teve fim o projeto e a estação encontra-se em uso.
Em março de 2005, o prédio da Estação foi tombado pelo município de Diamantina através do Decreto nº 029 de 01 de março, tendo em vista seu valor artístico, cultural e
histórico e importante papel no desenvolvimento da região durante seus anos de funcionamento até a erradicação da rede férrea do Ramal de Diamantina.
A Lei 11.483, de 31 de maio de 2007, atribuiu ao Iphan a responsabilidade por preservar e difundir a Memória Ferroviária, desde então, a Estação de Conselheiro Mata conta com o reconhecimento do IPHAN como bem cultural detentor de valor da Memória Ferroviária brasileira sendo reconhecido como patrimônio cultural ferroviário. Em 2007, foi assinado um termo entre a Prefeitura Municipal de Diamantina, Instituto de Patrimônio Histórico e Artístico Nacional - IPHAN e a Secretaria de Patrimônio da União - SPU, no intuito de preservar a Estação de Conselheiro Mata.
Em 2016, a Prefeitura Municipal de Diamantina contratou a empresa Ângulo, através do processo licitatório nº 241/2015, concorrência nº 015/2015 para a elaboração dos projetos de restauração do prédio. A próxima etapa é a licitação das obras para início dasintervenções de restauração e adaptação para abrigar um novo uso como equipamento comunitário garantido sua conservação e usufruto da comunidade. 
(Estação de Conselheiro Mata, data: 11-07-2019. Autor: ZéLeo)

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