sexta-feira, 26 de junho de 2020


SAPO SECO É BOM, BOM, BOM, BOM, BOM!
RECORDAR É BOM, BOM, BOM DEMAIS!

Neste mês de junho vamos relembrar momentos e figuras que marcaram a história desta Banda Fogosa e centenária que faz parte da memória e da tradição de Diamantina.

Nossa homenagem ao Sr. Luiz Eloi Durães, conhecido por Luiz Poranga, folião quase centenário, que completou 94 anos no último dia três de junho.
Relatou emocionado, e com uma memória de dar inveja a muitos jovens, momentos de sua trajetória como folião da Banda do Seco em entrevista a Márcia Dayrell França Botelho em fevereiro de 2019.
 “A Banda do Sapo Seco era o xodó do carnaval de Diamantina e eu adorava fazer parte, ajudar em muita coisa para o negócio funcionar”.
Eu mesmo fazia minhas fantasias. Eu era alfaiate. Então eu fazia as minhas e fazia muita roupa para outros apresentar.”
Paulo Soim andava essa cidade toda de perna de pau. Mas a perna de pau dele ninguém via, fazia a roupa adequada, fazia aquelas calças compridonas. Ele ia na cidade todo. Ele ia nas casas era pela janela (risos). Ele era de uma habilidade que eu ficava impressionado. Porque andar nessa cidade de calçamento ruim de pernas de pau e todo fantasiado não é fácil e ele andava o dia inteirinho”.

Publicação de trechos da entrevista que se encontram no dossiê de registro da Banda Fogosa do Sapo Seco.
Partes do depoimento em vídeo -
 Edição: Mateus Marques

Depoimento sobre a foto. ( Foto do acervo da Banda Fogosa do Sapo Seco).

 “Quem estava regendo a banda nossa também fantasiado estava na sacada do clube Acaiaca. Quando ele apontou para mim ele estava regendo a música da meia noite. Ai quando ele apontou para mim eu enfiei a mão no jaleco que eu tinha feito de saco de estopa e peguei o despertador e despertou e foi um delírio na praça. Esse do meu lado é o Expedito”.


Nenhum comentário:

Postar um comentário