sexta-feira, 3 de julho de 2020

Ações Pela Preservação do Cemitério dos Escravos de Mendanha

Foi dado início ao processo para licitação de contratação de empresa para executar a intervenção de recuperação e preservação do CEMITÉRIO DOS ESCRAVOS EM MENDANHA, distrito de Diamantina, bem imóvel tombado pelo município através do Decreto Nº 043 de 12 de abril de 2004.
A demanda do serviço é justificada na necessidade de garantir a integridade física do bem, a revitalização, conservação e preservação, uma ação efetiva do município na salvaguarda de bem patrimonial tombado.
O Cemitério dos Escravos de Mendanha é um marco da época de riquezas do Brasil relacionada a atividade de mineração, assim como da própria presença africana neste solo. Estas referências significam para a população do distrito, um ponto de identidade na construção da rede de poder político, social e econômico da história do Brasil, ligando-o à uma história de cunho nacional, no qual, é inegável a sua participação.
Cabe ainda justificar que esta é uma ação de preservação e conservação do bem, alinhada a uma política pública municipal, que se fortaleceu no distrito, através do programa de educação patrimonial, que fortaleceu a postura dos moradores como guardiães do patrimônio.


Vista geral do Conjunto Paisagístico Cemitério dos Escravos em Mendanha.
Autoria: ZéLeo – Data: 17/07/2019



Vista do Conjunto Paisagístico Cemitério dos Escravos em Mendanha.
Autoria: ZéLeo – Data: 17/07/2019

Nenhum comentário:

Postar um comentário