segunda-feira, 27 de setembro de 2021

LANÇAMENTO CARTILHA APRENDIZ SERESTAR

 



No dia 11 de setembro, durante as comemorações do aniversário de JK, realizou-se o lançamento da Cartilha Serestar: Conhecendo a Seresta de Diamantina, material didático do Projeto Aprendiz Serestar. Participaram do evento representantes da Instituições de Ensino Municipal de Diamantina, FUMBEM, VEM, representantes dos Grupos de Seresta e professores da equipe de educação patrimonial (PEP).

O Projeto Serestar se insere em um contexto mais amplo de diretrizes de ações educativas da Secretaria Municipal de Cultura, Turismo e Patrimônio, articuladas por meio do Programa de Educação Patrimonial “DE OLHO NO PATRIMÔNIO”. O projeto tem duas vertentes de ações, uma voltada para o público adulto, os diversos grupos de seresteiros, e outra voltada para o público infanto-juvenil, ações reunidas no Projeto Aprendiz Serestar.
O projeto Aprendiz Serestar é realizado em parceria com a Secretaria Municipal de Educação e acontece junto às escolas municipais de diferentes bairros de Diamantina e às instituições Vila Educacional das Meninas (VEM) e Fundação Municipal de Bem Estar do Menor (FUBEM). O projeto tem por objetivo permitir o contato da criança e do adolescente com a cultura seresteira e com a memória musical, histórica e social dessa prática. Visa ampliar a sensibilidade e o gosto musical, permitir o contato com instrumentos musicais, proporcionar o encontro das novas gerações com os tradicionais grupos de seresteiros e incentivar a formação de grupos de corais.
A Cartilha Serestar é mais uma iniciativa do projeto e será distribuída para 21 escolas municipais, incluindo escolas da zona rural do município, como também a VEM e a FUMBEM. Será utilizada como material didático nas aulas de educação patrimonial, atingindo, ao todo, mais de 370 crianças de adolescentes.
Por razão da pandemia as atividades estão se realizando de forma remota, aulas teóricas e canto coral.
Estamos De Olho em Nosso Patrimônio!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário