terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

CHICA DA SILVA É DESTAQUE EM ESCOLA DE SAMBA DE SÃO PAULO

A Escola de Samba Nenê de Vila Matilde homenageou a escrava Chica da Silva, figura importantíssima do século XVIII que viveu em Diamantina. A escola de samba Nenê de Vila Matilde foi campeã do Grupo de Acesso do Carnaval paulistano de 2012, com 179,7 pontos.




Chica convida...
"No palácio da Nenê, a festa é pra você!"


Uma negra Uma rainha. Uma cultura cheia de riquezas e uma vida repleta de coragem, força e fé. Essa é Chica da Silva, uma escrava que viveu em Diamantina, Minas Gerais, que no carnaval 2012 faz a sua festa para ilustres convidados na Nenê de Vila Matilde.

“Procuramos o que há de melhor no mundo do samba para oferecer a nossa comunidade Matildense. Estou muito feliz com esse lançamento e tenho certeza que com esse enredo e com esse grande time que temos vamos voltar ao nosso verdadeiro lugar, o Grupo Especial”, (Presidente Rinaldo, maio/11)

A escola se baseou nos mitos da vida de Chica da Silva que manteve durante mais de quinze anos uma união consensual estável com o rico contratador de diamantes João Fernandes de Oliveira tendo com ele treze filhos. O fato de uma escrava alforriada ter atingido posição de destaque na sociedade local durante o apogeu da exploração de diamantes deu origem a diversos mitos. De acordo com a imaginação popular e várias obras de ficção, Chica da Silva foi uma escrava que se fez rainha utilizando sua beleza e apetite sexual invulgares para seduzir pessoas poderosas, entre as quais João Fernandes, cuja fortuna dizia-se ser maior do que a do rei de Portugal. Foi com o enredo para Chica que a Escola conseguiu ser campeã e a retornar ao grupo de elite do carnaval paulista.

Fonte: Site oficial da escola

Durante todo o desfile a cidade onde Chica da Silva viveu foi lembrada. Diamantina foi destaque e sua história foi contada por meio de alegorias, personagens e muito colorido.


Chica da Silva foi homenageada já na comissão de frente.


“HOJE A MINHA VILA, É CHICA DA SILVA PRA VOCÊ
É SAMBA NO PÉ É PURA EMOÇÃO, SOU NENÊ.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário