quinta-feira, 19 de abril de 2018

Patrimônio Imaterial Municipal _ Festa do Divino Espírito Santo


A Festa do Divino Espirito Santo de Diamantina foi reconhecida como patrimônio cultural imaterial municipal em 2014. Desde então, passou a subsistir a obrigação pública de documentar, acompanhar, investir e apoiar a sua recriação.
Neste sentido, em parceria com os detentores do bem registrado em esfera municipal, é elaborado o seu Plano de Salvaguarda, com o objetivo de sua recriação e como forma de manter sua tradição e sua história.
Em 2017 a Secretaria Municipal de Cultura, Turismo e Patrimônio- SECTUR, instituiu um Grupo de Trabalho, composto por familiares de ex-festeiros, Paróquia de Santo Antônio e servidores da SECTUR com o objetivo de dialogarem sobre a importância do bem no contexto da cidade de Diamantina e as dificuldades para encontrar pessoas e ou famílias, interessadas em realizar a manifestação, bem como elaborar o Plano de Salvaguarda para 2018. Objeto de discussão também, foi a importância do registro como manifestação tradicional de Diamantina e de seus elementos intrínsecos como marujada, caboclinhos, bolo de arroz, bandeira, folia do divino e outros elementos, que necessitam de ações que contribuam para a recriação e de um diálogo constante entre Igreja, SECTUR e comunidade diamantinense.

Desde então este grupo vem se reunindo com o intuito de manter a tradição. Em 2018, uma Comissão composta de quatro famílias de ex-festeiros realizará a Festa, tendo em vista nenhuma família ter se interessado em receber a Coroa ( o festeiro recebe a coroa do Império do Divino). Esta comissão é composta por Maria Marta Mota Couto, filha de Vito Ramos Couto, festeiro em 1949, Marcia Adriana Silva, filha de Francisco Salvador da Silva, festeiro em 1989, Jussara Maria Cruz Santos Fernandes, esposa de Antônio Moreira Fernandes Neto, festeiro em 2004, Geralda Parisi, esposa de Santiago Bruno Parisi, festeiro em 2015.

Em 17 de abril do ano em curso, a mencionada comissão reuniu-se na SECTUR para definir ações e atividades para as comemorações da Festa do Divino Espírito Santo, dentre elas o início do setenário do Divino Espírito Santo, em 13 de maio, domingo, com a tradicional distribuição do Bolo de Arroz de Diamantina, após a missa matinal; dia 17 de maio a Procissão dos Milagres e o cortejo dia 20 de maio, com saída da Capela Imperial do Amparo as 9:00. “ESPIRITO DE DEUS VEM ILUMINAR NOSSO VIVER E NOSSO CAMINHAR” é o tema da celebração/manifestação em 2018.

Como atividade do Plano de Salvaguarda, será realizada de 08 a 16 de maio no Museu do Diamante, exposição sobre a Festa do Divino.






Nenhum comentário:

Postar um comentário