segunda-feira, 9 de julho de 2018

OFICINA DE RECRIAÇÃO DO MODO DE FAZER DO BOLO DE ARROZ



A Diretoria de Patrimônio Cultural, da Secretaria Municipal de Cultura, Turismo e Patrimônio, realizou no dia 29 de junho, na Vila Educacional de Meninas (VEM), oficina de recriação do modo de fazer do bolo de arroz. O evento é uma das ações do Plano de Salvaguarda do bem, patrimônio imaterial municipal, e nesta edição teve como público alvo a comunidade diamantinense.
Inicialmente, a historiadora do setor de Patrimônio Municipal, Márcia Dayrell França Botelho, relatou sobre a história do bem e a importância das oficinas de recriação, momento em que o saber é repassado. 
Houve apresentação das participantes, que expuseram sobre a motivação que as levou a participar da oficina. Uma delas, Sra. Sônia Aparecida de Oliveira, relatou emocionada: “eu nasci em Curralinho e lá eu tinha uma tia que era idosa e fazia bolo de arroz. Tudo que ela fazia, até mesmo o fermento, era artesanal e era algo muito delicioso. Fazia tabuleiros e o filho mais velho dela saía vendendo e a minha mãe comprava. Como eu era criança, ela só me dava um pedacinho e isso ficou na minha memória. Então eu nunca mais consegui comer de novo este bolo de arroz. Um pedaço maior! Uma fatia maior! Criança era sempre algo pequenininho. Hoje estou aqui motivada por este passado que trago comigo e quero comer este bolo de arroz novamente”.
Após as apresentações, a Coordenadora da VEM e detentora do modo de fazer do bolo, Ordália da Assunção Santos, expôs sobre sua trajetória no contexto da confecção da iguaria. Realizou pesquisas, buscou senhoras que confeccionavam o bolo e, até hoje, procura aprender sobre este alimento. Em seguida, deslocou-se com as participantes para a cozinha da Escola, onde os ingredientes já estavam separados e teve início a preparação do bolo.
Após a degustação, que foi preparada para as alunas, a Diretora Municipal de Patrimônio Cultural, Telma das Dores Pio Fernandes, agradeceu a presença de todas e realizou a entrega dos certificados de participação.
Crédito das fotos:  Beatriz Pimentel e Observatório Cultural de Diamantina/UFVJM


























Nenhum comentário:

Postar um comentário