quarta-feira, 8 de abril de 2020

TRADIÇÃO TAPETES DEVOCIONAIS DA SEMANA SANTA EM DIAMANTINA – PATRIMÔNIO IMATERIAL CULTURAL!


TRADIÇÃO TAPETES DEVOCIONAIS DA SEMANA SANTA EM DIAMANTINA – PATRIMÔNIO IMATERIAL CULTURAL!
A Semana Santa é uma das festas religiosas mais tradicionais da cidade de Diamantina. É um período de reflexão para os católicos e também oportunidade de vivências culturais para muitos turistas que procuram as cidades históricas mineiras para aproveitar este momento onde as celebrações mantêm diversos ritos tradicionais seculares. Dentre elas os tradicionais tapetes de Rua Trazidos pelos portugueses durante o Brasil colônia e difundido junto ao estilo barroco, que domina a arquitetura das casas e igrejas de diversas cidades mineiras.
A produção de Tapetes Devocionais de Rua de Diamantina pertence ao ritual da Semana Santa, em seu encerramento no Domingo de Páscoa quando se celebra a RESSURREIÇÃO DE JESUS CRISTO. Sendo também um patrimônio imaterial cultural ligado à tradição de nossa cidade há mais de dois séculos. As paróquias e comunidade se unem e saem às ruas na madrugada de domingo de páscoa para realizar a confecção dos tradicionais Tapetes Devocionais nas ladeiras do centro histórico, todo o trabalho de confecção é artesanal, para isso é usados serragem coloridas, pó de café, areia, tinta, flores entre outros.
Neste ano de 2020 devido à pandemia do Covid-19 (Corona vírus) não poderemos sair de casa para confeccionar os Tapetes Devocionais, o Domingo de Páscoa será celebrado em orações e reflexões, cada fiel em sua casa, aproveitamos para manter a lembrança dos tapetes de rua confeccionados em Diamantina pela sua comunidade, tapetes coloridos que representam e fé, religiosidade e tradição cultural de nossa cidade. Fique em casa!
Diamantina, Nosso Maior Patrimônio é você!!




                    


Nenhum comentário:

Postar um comentário