quinta-feira, 13 de agosto de 2020

Secretaria Municipal de Cultura, Turismo e Patrimônio (SECTRU) realiza o “III Fórum de Diálogo e Escuta” das Folias de Diamantina.

No dia 05 de agosto (quarta-feira) realizou-se o III Fórum de Diálogo e escuta das Folias e Pastorinhas de Diamantina. Não sendo possível a realização do evento presencial junto aos foliões e convidados por motivo da pandemia do COVID -19, a SECTUR realizou o fórum por meio de e redes sociais. O programa foi transmitido ao vivo pela rádio Play Hits 97,5 FM NO Programa Café com Cidadania e pelas redes sociais do Facebbok e Instagran do VIVA DIAMANTINA.

O programa comandado por Thiago Bellico e Fernanda Guerra teve a presença da coordenadora do Projeto Viva Santos Reis - Cortejos de Fé, Salvaguarda das Folias e Pastorinhas de Diamantina Luciana Vial. Durante o programa foi apresentado as ações desenvolvidas para preservação, recriação e difusão do patrimonial imaterial do município. Entre as ações foi exposto o diagnóstico realizado junto aos grupos, avanços com as pesquisas referentes aos cânticos, elementos simbólicos dos grupos, realização dos Encontro das Folias e Pastorinhas, suporte aos grupos referente à instrumentos musicais e vestes, também teve-se a oportunidade de falar sobre as ações de educação patrimonial que estão sendo desenvolvidas através do programa De Olho no Patrimônio e distribuição do material gráfico e audiovisual referente aos grupos de Folias e Pastorinhas de Diamantina para a rede Municipal e Estadual de Educação.

Além disso Luciana Vial explicou um pouco como é aplicado os recursos do ICMS Cultural no município e sobre o desenvolvimento das ações de salvaguarda e recriação do patrimônio imaterial registrado em Diamantina: Banda Fogosa do Sapo Seco, Guarda Romana, Festa do Divino Espírito Santo, Bolo de Arroz, realizado pela Secretaria Municipal de Cultura, Turismo e Patrimônio através do setor de Patrimônio Cultural.

Estamos de Olho em Nosso Patrimônio!



Nenhum comentário:

Postar um comentário