quarta-feira, 10 de março de 2021

ENSAIO DA GUARDA ROMANA ESTÁ SUSPENSO, MAS AINDA ACONTECE NAS LEMBRANÇAS DE DONA MARIA TEREZINHA...

Há quase um século, faltando 15 dias para a Semana Santa, o grupo de homens que compõem a Guarda Romana de Diamantina se reúne para iniciar os ensaios para participação nas solenidades da Semana Santa. 

Tradicionalmente, ensaiam de segunda a sexta, oportunidade que concatenam o som das alabardas com o toque da marcha fúnebre. 

Hoje, dia 08 de março, os ensaios teriam início, porém, tendo em vista a pandemia do novo coronavírus, os ensaios não ocorrerão. 

Para rememorá-los, Dona Terezinha dos Reis, diamantinense de 89 anos, grande entusiasta dessa tradicional manifestação diamantinense, que ainda exibe em sua sala uma antiga foto da Guarda, demonstrando sua admiração pelo grupo. 

Desde criança, quando residia na comunidade de Bandeirinha, seu pai a trazia, junto aos outros irmãos para assistir aos ensaios e depois a apresentação na Procissão do Enterro. 

Agradecemos aos senhor Jesus Januário Gomes, membro da Guarda Romana de Diamantina.



 IMPORTANTE: Aproveitamos a oportunidade para convidarmos todos os guardas romanos a entrarem em contato com a Secretaria de Cultura, através do telefone: 3531-9537, ou pelo e-mail  patculturalpmd@gmail.com para preencherem seu cadastro cultural.

Realização:

Diretoria de Patrimônio Cultural e Diretoria de Turismo / TV Tur - SECTUR

PREFEITURA MUNICIPAL DE DIAMANTINA

Nosso maior patrimônio é você!




Nenhum comentário:

Postar um comentário