segunda-feira, 23 de agosto de 2021

No dia 18 de agosto de 2021 aconteceu, no distrito de São João da Chapada, a oficina “Pensando o território quilombola a partir do paradigma africano”. Com a condução da Profª Drª Adna Cândido de Paula e do Profº Drº Juliano Gonçalves Pereira, ambos do Núcleo de Pesquisa, Ensino e Extensão sobre Diáspora Africana (NUPED) da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM), a oficina fez parte da programação da Oitava Jornada Cultural de Minas Gerais e foi construída pelo setor de Patrimônio da SECTUR. Contou com a participação de 34 oficineiros da comunidade, integrantes do Quilombo Quartel de Indaiá, representantes do Coletivo de Mulheres Negras (Maria Cecília) e do NUPED. A Secretária Municipal de Cultura, Turismo e Patrimônio, Márcia Betânia, recepcionou os participantes e apresentou os condutores da oficina.

Dentre os assuntos abordados pelos professores estavam a discussão de uma versão diferente da história da Humanidade e do Brasil. Um história que parte da África como esse território que abrigou as primeiras populações humanas, berço da cultura da humanidade. Uma versão que rompe com uma narrativa hegemônica da história fincada na supremacia da cultura branca e europeia. Uma versão que valoriza o continente africano em sua diversidade de culturas, em suas riquezas minerais e em seus reinos e organização social complexa. As discussões foram construídas a partir de textos de Beatriz Nascimento, de músicas e de um filme a respeito da Convenção n° 169 da Organização Internacional do Trabalho (OIT) sobre povos indígenas e tribais.

Toda a oficina seguiu protocolos higiênico-sanitários que coadunam com o observado pela vigilância sanitária, reduzido número de participantes, distanciamento ao longo da oficina, uso de máscara pelos presentes.








 


Nenhum comentário:

Postar um comentário