quinta-feira, 22 de dezembro de 2016

Setor de Patrimônio realizou Capacitação para Inventário Cultural com Moradores do Distrito de Inhaí

Na data de 05 de agosto do corrente ano, ocorreu no distrito de Inhaí, município de Diamantina, a capacitação com a comunidade de Inhaí para fins de Inventario Cultural. É preocupação deste setor, que antes que as visitas técnicas sejam realizadas, ocorra um momento com a comunidade, onde se expõe a razão pela qual o trabalho será realizado e a contribuição de todos dentro de um processo que registrará informações da identidade cultural da qual devem ser também protetores e multiplicadores.


Este encontro foi coordenado pela funcionária do Setor Diretoria de Patrimônio Cultural da Secretaria de Cultura, Turismo e Patrimônio de Diamantina, a historiadora Cassia Farnezi Pereira. Inicialmente foram apresentados os trabalhados de inventario cultural em curso, já desenvolvidos pelo município em outros distritos, demonstrando seus objetivos e a importância da participação da comunidade neste processo.

Com a finalidade de provocar a população a participar, foi reproduzido o filme “Narradores de Javé”, e logo após, os comentários sobre o mesmo. Coordenando a fala para que cada um ali presente pudesse compreender a importância da sua contribuição para a elaboração do inventario cultural, ouviu-se cada um com a seguinte questão: se o que ocorreu com a comunidade de Javé, ocorresse com vocês, o que deveria ser guardado, registrado? As respostas, deram base para então falar sobre o que é patrimônio, partindo do reconhecimento deles próprios.

Ao final, foram agendadas visitas em diferentes locais, várias pessoas (indicações deles próprios) foram procuradas para conversar sobre lugares, objetos e práticas, com objetivo de serem parceiros e multiplicadores nesta ação, que foi iniciada, mas que é um processo. Também foi realizada uma visita a um bem próximo, casa que serviu como biblioteca e casa de artesanato, mas que está desativado.

A historiadora Cássia Farnezi avaliou que a capacitação com a comunidade atingiu o seu objetivo de realizar o processo do Inventário Cultural de forma participativa, reafirmando a identidade cultural e o pertencimento dos moradores com o seu patrimônio.




Fotos: Nice; Cássia Farnezi.

Nenhum comentário:

Postar um comentário