quarta-feira, 21 de dezembro de 2016

Oficina de História em quadrinhos: sobre a visita a Igreja Nosso Senhor do Bonfim Pintura das Sibilas - Escola Estadual Matta Machado

No dia 04 de abril de 2016, das 09:30 a 11:30 horas, foi realizada Oficina de História em Quadrinhos, na Escola Estadual Matta Machado, para alunos do 5º ano do ensino fundamental – anos iniciais. Estiveram presentes 26 alunos. A atividade que se classificou como ação de educação para o patrimônio foi realizada pela professora Erika Viviane Costa da UFVJM – Departamento de Letras/Inglês e pela funcionária Kátia Cristina Ribeiro, além da parceria com referida escola através da sua direção, supervisão e das professoras responsáveis pela disciplina Educação Patrimonial que foi inserida na sua grade curricular.

O Projeto Meu Shakespeare foi aprovado pela Pro Reitoria de Extensão e Cultura da UFVJM e adaptado ao tema Patrimônio Cultural, relativo ao bens culturais trabalhos, sendo desenvolvido em escolas da rede municipal e estadual participantes das ações de Educação Patrimonial promovidas pela Diretoria de Patrimônio Cultural. A Coordenação do Projeto é da professora Erika Viviane Costa Vieira, e tem como objetivo desenvolver as artes visuais e trabalhar técnicas de quadrinhos e de adaptação de textos de modo que se possa promover a leitura crítica e pessoal do leitor a partir do conhecimento adquirido.

A professora Erika iniciou resgatando a memória dos alunos quanto a visita realizada no dia 16 de março, desde a saída a escola, até a recepção deles na Igreja Nosso Senhor do Bonfim. Os alunos contaram os detalhes sobre a visita para a professora. Em seguida, Erika ensinou sobre as técnicas do desenho dos personagens, tipo de balões, expressões, onomatopeias, sobre a folha utilizada para desenho da história, entre outras. A professora ainda chamou atenção para que os alunos se atentassem em dividir a história entre os quadrinhos em início, meio e fim.

Os alunos iniciaram suas histórias em quadrinhos, enfatizando o tema das sibilas, que foi anteriormente trabalhado pela professora, mais especificamente em relação a sibila Tiburtina, bem como sobre a visita deles a Igreja Nosso Senhor do Bonfim. Ao final da escrita e dos desenhos os alunos coloriram o trabalho que foi produzido e compartilharam entre si, a história contada por cada um.

A professora Erika juntamente com a funcionária Kátia avaliaram que a atividade foi um bom momento de provocar nos alunos uma leitura crítica em relação ao patrimônio cultural, utilizando da técnica dos quadrinhos e adaptação de textos. A professora e a supervisora que participaram da visita e da oficina em quadrinhos avaliaram que foram excelentes ambas as atividades e manifestaram interesse em repetir entre outras turmas, de forma a ampliar o entendimento dos alunos em relação ao tema patrimônio cultural.



HISTÓRIA EM QUADRINHOS PRODUZIDAS PELOS ALUNOS - AMOSTRAGEM 20%


Fotos: Zeléo

Nenhum comentário:

Postar um comentário