quinta-feira, 9 de agosto de 2018

Serventes das Escolas Municipais de Diamantina participam da Oficina do Modo de Fazer Bolo de Arroz



A Diretoria de Patrimônio Cultural, através da Secretaria Municipal de Cultura, Turismo e Patrimônio, realizou no dia 04 de agosto, na Vila Educacional de Meninas (VEM), oficina de recriação do Modo de Fazer do Bolo de Arroz. O evento é uma das ações do Plano de Salvaguarda do bem, patrimônio imaterial municipal, e nesta edição teve como público alvo as serventes das Escolas Municipais de Diamantina. O curso foi ministrado pela Sr.ª Ordália, detentora do saber no município e dando apoio a ação, a Diretora  Patrimônio Cultural, a Sr.ª Telma Pio.

O Bolo de Arroz é Patrimônio Imaterial de Diamantina, bem registrado homologado pelo decreto 0421 de 02 de dezembro de 2014. É distribuído anualmente no contexto das festas do Divino Espírito Santo e de Nossa Senhora do Rosário.

Pensou-se na necessidade de realizar esta oficina para as serventes escolares pela razão das mesmas terem acesso a este modo de fazer o bolo que faz parte da nossa cultura local, além de ser instrumento facilitador de aprendizagem, já que o foco principal é mostrar para os envolvidos a importância da preservação dessa memória e posicioná-los como pertencentes dessa herança cultural, pois o Bolo de Arroz apresenta relevante valor histórico e cultural para a cidade além de ser nutritivo, levando este saber delicioso e saboroso até os alunos das escolas públicas de Diamantina.

Inicialmente  Ordália  , coordenadora do saber do Modo de Fazer o Bolo de Arroz, relatou sobre a história do bem e a importância das oficinas de recriação, momento em que o saber é repassado, expondo sobre sua trajetória no contexto da confecção da iguaria. Ela relatou todo o processo em que realizou pesquisas, buscou senhoras que confeccionavam o bolo e, até hoje, procura aprender sobre este alimento.

Em seqüência Ordália convidou  todas as presentes no curso que se dirigissem à cozinha da VEM, onde passou para a segunda etapa do curso que era “Por a Mão Massa”, as participantes tiveram a aula prática em que viram os ingredientes do Bolo de Arroz em ajudaram a preparar a massa e colocar para assar.

Enquanto todos esperavam o bolo ficar pronto a Diretora de Patrimônio  Cultural Telma Pio enfatizou sobre o patrimônio imaterial local e a importância da realização deste curso para que esta tradição do bolo não se perca com o tempo, durante sua fala a Srª Crmem Luiza, servente da Escola Municipal Jalira Lucchesi de Miranda do bairro Cidade Nova se manifestou com algumas palavras:

“Estou muito feliz por estar participando deste curso em um espaço lindo, agradável, adoro flores e o mais importante estamos aqui tentando não deixar acabar uma coisa nossa, da nossa cidade que é  o bolo de arroz. Por mais que a receita é nossa muita gente da cidade não conhece o bolo de arroz. Então essa iniciativa de estar fazendo, estar expandindo dando oportunidade a mais gente para gente conhecer é muito bom, e para nós cantineiras importante para repassarmos para os alunos nas escolas e ver a aceitação deles.”

Depois do bolo pronto foi o momento de degustação acompanhado por um café feito na hora.  Após a degustação, que foi preparada para as alunas, Telma das Dores Pio Fernandes, agradeceu a presença de todas e realizou a entrega dos certificados de participação.















                                
 


 




 









 

 


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário