quinta-feira, 6 de setembro de 2018

Alunos da Escola Municipal de Sopa Participam de Atividade de Educação Patrimonial no Centro Histórico de Diamantina



No dia 04 de setembro de 2018, alunos da Escola Municipal de Sopa, do distrito de Sopa, participaram de uma ação de educação patrimonial realizada pela equipe de professores do Programa Municipal de Educação Patrimonial “De Olho no Patrimônio”, no centro histórico de Diamantina.
A atividade faz parte de uma das ações anuais de educação para o patrimônio conscientizando a comunidade escolar local da importância da valorização do acervo cultural, interagindo de maneira afetiva, tendo assim a responsabilidade de não deixar perder as tradições patrimoniais culturais materiais e imateriais do distrito, pois eles serão os futuros detentores deste Bem Patrimonial.

O distrito de Sopa surgiu na região de Diamantina a mais de um século, a comunidade cresceu em torno da Capela de Santa Rita, Bem Tombado pelo município, é o primeiro bem imóvel tombado restaurado com recurso exclusivo do fundo municipal. Assim, aproveita-se a oportunidade para introduzir projetos que resgatem a diversidade histórico-cultural e patrimonial do Distrito da Sopa, através de fontes documentais (orais, escritas, patrimoniais).

Os alunos realizaram um passeio turístico em Diamantina, conhecendo a arquitetura colonial preservada pela cidade e também aprenderam um pouco sobre a história da cidade, suas manifestações culturais tradicionais e sobre alguns personagens que contribuíram para a história de Diamantina que fez com que a cidade recebesse o título de Patrimônio Mundial da Humanidade.

Durante o passeio os alunos conheceram a Igreja de Nossa Senhora do Rosário, Igreja de Nossa Senhora do Carmo, Palácio do Arcebispo, Biblioteca Antônio Torres, Catedral Metropolitana, Museu do Diamante e Mercado Velho, em meio a algumas paradas as crianças observavam e faziam comentários sobre os casarões de Diamantina e o calçamento ao qual chamou atenção de muitos deles.

Para finalizar a ação no subsolo do Mercado Velho, os alunos assistiram um vídeo preparado pelos professores de educação patrimonial mostrando-lhes os bens materiais e imateriais tombados e registrados pelo município, em seguida foram presenteados com um lanche oferecido pelo Secretaria Municipal de Cultura, Turismo e Patrimônio de Diamantina.

Um dos objetivos desta ação era mostrar a estas crianças a importância da conservação e preservação do Bem Material do distrito, a CAPELA DE SANTA RITA, que é um bem municipal tombado, e se reconhecerem como pertencentes não só ao distrito mas ao município de Diamantina, pois percebemos a distância por eles no que se refere a pertencer ao distrito mas não se sentir diamantinenses.

















Nenhum comentário:

Postar um comentário