quarta-feira, 30 de janeiro de 2019

ALUNOS DAS ESCOLAS MUNICIPAIS E VILA EDUCACIONAL DE MENINAS (VEM), PARTICIPARAM DO PROGRAMA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO PATRIMONIAL “DE OLHO NO PATRIMÔNIO” NO PROJETO DE SERESTA


Durante os meses de agosto a novembro do ano de 2018 alunos das escolas municipais (sede) e alunas da Vila Educacional de Meninas (VEM), participaram do “Projeto de Resgate à Cultura da Seresta de Diamantina” desenvolvido pela equipe de professores  do Programa Municipal “De Olho no Patrimônio” em  parceria com os seresteiros de Diamantina, realizando ações de Educação Patrimonial visando possibilitar aos estudantes o conhecimento e envolvimento com a história da seresta diamantinense, o seu valor no contexto cultural local e a importância de sua revitalização e preservação no qual foi elaborado atividades educativas, lúdicas, reflexivas, dinâmicas e afetivas com o objetivo principal de fomentar a cultura seresteira de nosso município.  Participaram do projeto as seguintes escolas municipais: Jalira Lucchesi de Miranda (Cidade Nova), Casa da Criança Maria Antônia (Consolação), Nathália de Jesus Silva (Palha), Belita Tameirão (Centro) e a Instituição Vila Educacional de Meninas (VEM), ao todo foram contempladas 140 crianças com a faixa etária entre 08 a 10 anos.   Para a realização das ações, foi elaborado um cronograma com 04 etapas. A primeira etapa foi encontro dos professores de educação patrimonial com alunos em que foi desenvolvida dinâmicas com o objetivo de preparar e envolver o docente a receber o projeto de seresta, promover a interação entre os participantes, conhecer o programa “De Olho no Patrimônio”, familiarizar com o estilo de músicas seresteiras, participar de dinâmicas sobre o tema e dialogar a respeito de “Seresta uma tradição viva de Diamantina”. A segunda etapa foi a “Musicalidade e bate papo com os seresteiros”, os alunos encontraram com alguns seresteiros e tiveram uma descontraída roda de conversa. Os seresteiros se apresentaram, falaram sobre sua infância, responderam algumas perguntas, contaram o seu envolvimento com a música, demonstraram a paixão pela seresta e a importância da continuidade dela à cultura musical de Diamantina, cantaram alguns refrãos das serestas mais tradicionais de Diamantina, entre elas o Peixe Vivo. Foi percebido os olhares de admiração e surpresa dos alunos totalmente envolvidos com os seresteiros, interessados pelos instrumentos, pois, todos queriam sentir, apalpar e tocar. Esta etapa do projeto, foi encerrado com a certeza de que a educação patrimonial sinalizou o caminho para que a seresta continue viva em nossa história. A terceira etapa do projeto foi a ação - Visita Técnica ao Museu da Seresta - Escola Arte Miúda Solar de Cultura Artística, foi um momento importante de aprendizado, contato e vivência dos estudantes com musicalidade presente em Diamantina. Recebidos no museu pela Maestrina Soraya Ferreira de Alcântara - proprietária do estabelecimento, musicista e educadora - foram conduzidos a ação juntamente com os professores de Educação Patrimonial de maneira descontraída e alegre sinalizou a importância da arte e da música na vida das pessoas e principalmente para as crianças, explicou de maneira lúdica a origem musical de Diamantina, exibiu alguns instrumentos musicais indígenas de percussão, os estudantes tiveram a oportunidade de manusear instrumentos e sob o comando da musicista cantaram e reproduziram alguns refrãos de cantigas de roda e canções de seresta, declamaram poesia acompanhados ao som do piano, tocado pela própria Soraia. Conheceram a história da música Diamantina em Serenata, a composição do poema de Padre Celso de Carvalho e a música de Dona Lícia Pádua que se transformou em belíssima e tradicional canção de seresta de Diamantina, e que hoje é intitulada como “Hino de Diamantina”. Ainda nessa ação, os estudantes observaram os painéis fotográficos expostos nas paredes, contando a história da seresta em Diamantina, de músicos, violeiros, mestres que fabricavam violas, entre outros. A quarta etapa foi a ação Culminância do Projeto, tendo como objetivo encerrar as atividades do ano (2018), e deixar as portas abertas para a continuidade do mesmo no próximo ano (2019), foi desenvolvido com os alunos uma roda de conversa com o intuito de relembrar os momentos vivenciados. Ao som de algumas músicas de seresta, os professores itinerantes conversaram com os alunos sobre cada encontro desenvolvido e eles sempre atentos e com as “falas na ponta da língua” respondiam e indagavam a cada nova intervenção. Por fim, pode-se dizer que a intenção desse projeto foi fazer com que os alunos experimentassem, fossem conhecedores da seresta e que sejam futuros seresteiros. Assim sendo, tentando levá-los a refletir sobre o tema, sobre quem são os seresteiros sobre a importância da seresta para mantê-la viva na cultura de Diamantina. 












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