terça-feira, 21 de janeiro de 2020

DIAMANTINA REALIZA O II ENCONTRO de FOLIAS e PASTORINHAS DO MUNICÍPIO

No dia 12 de janeiro (domingo) do ano de 2020, o centro histórico de Diamantina amanheceu colorido e animado, aconteceu na Praça Barão de Guaicuí - Praça do Mercado Velho, o II Encontro de Folias e Pastorinhas de Diamantina. Um evento realizado pela Prefeitura Municipal, em que reuniu 20 grupos de folias e pastorinhas num total de 420 integrantes do evento. A maioria dos grupos pertencem aos distritos e povoados que contaram com o suporte de transporte, lanche e almoço, além de toda a logística de recepção e animação do encontro. O evento faz parte do Projeto VIVA SANTOS REIS – CORTEJOS DE FÉ, realizado pela Secretaria Municipal de Cultura, Turismo e Patrimônio, no qual entre seus objetivos prevê revitalizar os grupos desativados,  salvaguardar os saberes e fazeres dos atuais, valorizando suas práticas e colaborando para a transmissão dessa tradição que está presente em Diamantina há mais de um século.

As Folias de Minas Gerais foram registradas como patrimônio cultural imaterial de Minas Gerais, no dia 06 de janeiro de 2017 pelo Conselho Estadual de Patrimônio de Minas Gerais(Conep). Foi neste sentido, que a Prefeitura de Diamantina, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, Turismo e Patrimônio, o Conselho Municipal de Preservação do Patrimônio Cultural e Políticas Culturais de Diamantina, e ainda com o apoio da Mitra Arquidiocesana de Diamantina conceberam o encontro. Este, em sua segunda edição já se constitui como um marco referente para os grupos locais, e para o município se destaca como uma via de integração de suas ações alinhadas à política estadual do IEPHA.

 O evento foi realizado durante todo o domingo com início às 08 horas da manhã finalizando às 17 horas. Contou com a presença de autoridades locais, Prefeito, secretários municipais, vereadores, Arcebispo de Diamantina, a Diretora de Promoção do IEPHA de MG e um grande número de diamantinenses e turistas que puderam conhecer e vivenciar mais sobre esta manifestação tornada Patrimônio Imaterial.

De acordo com a programação, no primeiro momento do encontro os grupos entraram com suas bandeiras e entoaram seus cânticos. Durante o almoço coletivo foi lançado do documentário “Folias

de Minas” produzido pelo IEPHA. Após o almoço todos saíram em cortejo se dirigindo à Catedral Metropolitana de Diamantina, momento em que receberam a benção do padre. Depois todos os grupos cantaram no presépio para o Menino Jesus (tradição das folias e pastorinhas) e após os cânticos de presépio retornaram novamente em cortejo até o Mercado Velho onde o encontro deu continuidade.
Houve uma grande interação entre os grupos juntos aos músicos convidados Wilson Dias, Saldanha Rolim, Gustavo Guimarães e o poeta Gonzaga Medeiros, que incentivaram os foliões a cantarem e tocarem todos juntos. Como surpresa do encontro foi organizado para que alguns sanfoneiros tocassem juntos no palco do encontro. Após estas atividades os grupos foram presenteados com um material que contém o histórico dos grupos de folias e pastorinhas e o Certificado de Patrimônio Imaterial emitido pelo Instituto Estatual Histórico do Patrimônio Artístico de Minas Gerais - IEPHA. Além disso, cada grupo recebeu também a “caixa-livro” lançada pela SECTUR. Na caixa constam páginas que contam a história de cada folia do município e também sobre alguns aspectos gerais das folias.

Foi um dia de descontração e interação entre os grupos, fortalecendo assim esta tradição para que não se perca com o tempo. Durante o ano de 2020 a Diretoria de Patrimônio irá realizar ações de salvaguarda das folias e pastorinhas entre elas destaca-se o III Fórum de Diálogo e Escuta com os grupos, Oficina de Construção de Caixas de Alfaia (tambor artesanal) e ações de Educação Patrimonial nas escolas dos distritos e povoados em que os grupos de folias e pastorinhas se encontram mais fragilizados por razão da idade avançada dos foliões.

Diamantina, Nosso Maior Patrimônio é Você!!
#patrimoniodiamantina #patrimonioimaterial #folias #culturatradicaoefe







                                               (crédito fotos: Ultra Comunicação)


Nenhum comentário:

Postar um comentário