segunda-feira, 14 de agosto de 2017

Bem Imaterial registrado- Patrimônio Cultural de Diamantina Guarda Romana – Expressão de Fé e Tradição


                A Guarda Romana está inserida no vasto patrimônio cultural diamantinense, inscrita no Livro das Celebrações como bem imaterial do patrimônio de Diamantina devido à importância que lhe é conferida na Semana Santa, a particularidade dos seus toques e a execução de uma coreografia entre os guardas, o que é um diferencial em sua participação. Na composição da Guarda Romana, um conjunto de homens que externam sua fé e seu compromisso com os rituais da cidade de Diamantina. Vestidos a caráter, portando escudos e alabardas, participam da procissão do Enterro do Senhor morto, também da Via Sacra e outros momentos do rito. dia 04 de abril, o Arcebispo Metropolitano de Diamantina, Dom Darci José Nicioli e a Secretária Municipal de Cultura, Turismo e Patrimônio, Márcia Betânia de Oliveira Horta reuniram-se com os membros da Guarda Romana para pontuar a importância desta tradição, como uma referência na programação da Semana Santa. Membro da Guarda Romana há 63 anos, Sr. José Neves presidiu o encontro, apresentando a história desta atividade, como a guarda está organizada atualmente e relatou costumes que foram se perdendo ao longo do tempo, mas que precisam ser resgatados para manutenção desta tradição que faz parte da história religiosa e cultural de Diamantina.
            O arcebispo enfatizou: “Minha preocupação é que coloquemos espírito no que realizamos quando se tratam de eventos religiosos. Cada guarda é tão importante como o padre que vai fazer a pregação, porque pregamos o evangelho. Não fazemos somente a memória de um acontecimento histórico de 2 mil anos atrás, fazemos a atualização histórica, trazemos aquele acontecimento para 2017 e para as pessoas que vão viver o momento com a mesma força, o mesmo valor”
               Além da religiosidade, Márcia Bethânia destaca a importância cultural da Guarda Romana, como bem imaterial do patrimônio histórico de Diamantina e, na oportunidade, a secretária leva todo o apoio da Administração 2017-2020 para o fortalecimento das atividades da Guarda Romana. Após a reunião, os membros da Guarda, nas ruas de Diamantina, ensaiaram a coreografia para a sexta-feira Santa, sob o olhar zeloso do Sr. José Neves. 










Nenhum comentário:

Postar um comentário