quarta-feira, 24 de junho de 2020

BANDA FOGOSA DO SAPO SECO PATRIMÔNIO IMATERIAL DE DIAMANTINA


A Banda Fogosa do Sapo Seco foi reconhecida legalmente como patrimônio imaterial do município de Diamantina, após aprovação do Conselho Municipal de Preservação do Patrimônio e Políticas Culturais de Diamantina e pelo Decreto nº 097 de 19 de fevereiro de 2020, por ser importante referência cultural, ao levar em consideração sua tradição e importância dedicada pela população diamantinense.
O Dossiê de Registro da Banda foi enviado ao Instituto Estadual de Patrimônio Histórico e Artístico- IEPHA, em 2019 e aprovado pelo órgão, sem ressalvas em 2020.
Em consonância com o estatuto da Banda do Sapo Seco, ela foi fundada pelos amigos e membros da família de Elias Sapo Seco e saiu as ruas pela primeira vez em 1923. 
Desde o seu surgimento seus integrantes trajavam alegorias artesanalmente elaboradas e máscaras artisticamente confeccionadas. Representava a resistência em continuar ocupando as ruas e trazia para a esfera pública outras visões de mundo que eram representadas nas diferentes brincadeiras, alegorias, fantasias e máscaras. A partir dos simbolismos trazidos pela caracterização dos foliões, eram também apresentadas críticas ao cenário político, a problemas urbanos, dentre outros. Em alguns casos, as mensagens carnavalescas eram ora implícitas, ora declaradas, diretas ou indiretas, mas, na maioria das vezes, possuíam caráter satírico e humorístico.
A banda do Sapo Seco, com o passar do tempo, tornou-se uma forte tradição no município até os dias atuais, atraindo a participação dos moradores e de pessoas que vem de longe para assistir e participar desta expressão cultural. A banda se apresenta tradicionalmente e anualmente durante o carnaval, nos domingos e terças-feiras. A irreverência e a alegria contagiam foliões, moradores, visitantes de todas as faixas etárias.
Em 2020, a banda recebeu o certificado de Bem Cultural e o reproduziu durante o desfile carnavalesco, demonstrando toda sua alegria pelo reconhecimento.
Para conhecer mais sobre a história da banda procure a Secretaria de Cultura, Turismo e Patrimônio/Diretoria de Patrimônio Cultural, na Praça Antonio Eulalio nº 56, Centro,  ou enviar email para patculturalpmd@gmail.com e solicitar cópia do Dossiê de Registro do bem. Se tiver informações, fotos, histórias e estórias sobre este patrimônio, faça contato através deste mesmo email ou pelo telefone 38 35319537, de 7:00 ás 13:00.





ASCOM- Seguranças e Músicos


ASCOM- carro alegórico com reprodução do certificado


Desfile de 2020- Abertura


Entrega do Certificado pelo Prefeito Juscelino Brasiliano Roque


Fantasia em Chita e Máscara


Tradicionais máscaras carnavalescas

Um comentário:

  1. Ola! Orgulho em saber mais sobre o folclore da cidade em especial ao bloco do sapo seco,pena minha vó não esta ai com suas histôrias muito intereçante,ela era lurdes pereira,lurdes banal,lurdes sapo seco la de bandeirinha,falecida a poucos anos com seus 103 aninhos,ela era irmã do danduca ,o carpinteiro famoso da cidade,tambem falecido a poucos anos que se não me engano era filho do elias,bom que ainda tem sangue sapo seco pora aqui e ai tambem,valeu.

    ResponderExcluir