quinta-feira, 16 de maio de 2019

EXPOSIÇÃO TEMPORÁRIA DIVINO ESPÍRITO SANTO DE DIAMANTINA





A Festa do Divino é bem imaterial, reconhecido por meio do “registro”, instrumento este, utilizado no país pelas políticas de preservação do patrimônio cultural à preservação de bens imateriais, tais como, as formas de expressão, celebrações e os modos de criar, fazer e viver, conforme artigo constitucional de 1988 e lei municipal que regulamenta a política municipal. Exatamente por ser importante referência cultural dos diamantinenses, é que esta celebração foi tornada patrimônio imaterial do município.
A política pública de proteção ao patrimônio realiza com a anuência do Conselho Municipal de Preservação do Patrimônio Cultural e de Políticas Culturais, investimentos como medida de apoio e fomento à Festa do Divino Espirito Santo. É executado anualmente, em parceria com os detentores do saber, o plano de salvaguarda para a valorização e recriação de cada bem.
Desde o registro, o Plano de Salvaguarda é executado anualmente com investimentos da Prefeitura, através do Fundo Municipal de Preservação do Patrimônio,  no apoio a recriação. São executadas ações nos considerados elementos da celebração, como peças, adereços e indumentárias, fomento aos grupos folclóricos, confecção dos docinhos para os tradicionais cartuchos que, atualmente, são produzidos por grupo de doceiras do distrito de São Joao da Chapada.
 Como forma de divulgar o bem e oportunizar visibilidade ao mesmo, acontecerá a exposição do Divino Espirito Santo, no período de 21 de maio a 6 de junho de 2019, com elementos de festas passadas. Na edição do Plano de Salvaguarda para o ano de 2019, nova ação foi incorporada.  Trata-se da pesquisa e execução da partitura da Folia do Divino Espirito Santo de Diamantina que será distribuída para as bandas locais 
Em 2019, assim como em 2018, a Festa do Divino Espírito Santo será realizada pela Paróquia de Santo Antônio em parceria com uma Comissão composta de Geralda da Conceição Oliveira Parisi, Jussara Maria Cruz Santos Fernandes, Maria Marta Mota Couto e Maria da Conceição Pereira Fernandes.
Você é nosso convidado para visitar a exposição temporária do Divino Espírito Santo, a partir de 21 de maio, terça feira, as 10h da manhã, no Museu do Diamante, Rua Direita nº 14. A exposição ficará aberta do dia 21 de maio, terça feira, até dia 6 de junho quinta feira, de 10h as 17h. Participe!!!!


Nenhum comentário:

Postar um comentário