sexta-feira, 24 de maio de 2019

EXPOSIÇÃO TEMPORÁRIA DIVINO ESPÍRITO SANTO DE DIAMANTINA



Na última terça feira, 21 de maio, aconteceu a abertura da Exposição Temporária da Festa do Divino Espirito Santo no Museu do Diamante/IBRAM.
A Festa do Divino é bem imaterial, reconhecido por meio do “registro”, instrumento este, utilizado no país pelas políticas de preservação do patrimônio cultural à preservação de bens imateriais, tais como, as formas de expressão, celebrações e os modos de criar, fazer e viver, conforme artigo constitucional de 1988 e lei municipal que regulamenta a política municipal. Exatamente por ser importante referência cultural dos diamantinenses, é que esta celebração foi tornada patrimônio imaterial do município.
 A exposição é uma ação do Plano de Salvaguarda do bem, realizada pelo terceiro ano consecutivo, que objetiva divulgar e oportunizar a celebração. Apresenta peças e indumentárias de festas passadas e elementos que simbolizam pentecostes. Houve distribuição do tradicional bolo de arroz, que também e patrimônio imaterial municipal.
A abertura contou com a presença de diversas autoridades, ex-festeiros, músicos e comunidade em geral. O Prefeito de Diamantina, Juscelino Brasiliano Roque e a Secretária de Cultura, Turismo e Patrimônio, Márcia Betânia de Oliveira Horta, entregaram aos maestros de Bandas locais, Conservatório, grupos de serestas e corais a grade de partitura da Folia do Divino.  A montagem da grade de partitura da Folia do Divino foi uma diretriz do Plano de Salvaguarda proposta para o ano de 2019, com o objetivo de garantir a identidade e memória da melodia. 
O Império do Divino Espirito Santo acontecerá dia 09 de junho, domingo, as 10:00h saindo da Igreja do Amparo.

Você é nosso convidado para visitar a exposição temporária do Divino Espírito Santo, a partir de 21 de maio até dia 6 de junho, de 10h as 17h., de terça a sábado e aos domingos de 9:00 as 13:00.
Participe!!!!

Márcia Dayrell França Botelho
Historiadora

Fotos: ZELEO









Nenhum comentário:

Postar um comentário