sexta-feira, 19 de janeiro de 2018

FOLIA CRISTO REIS DA PALHA- DIAMANTINA

        O grupo Folia Cristo Reis da Palha, do bairro da Palha - Diamantina, integra o projeto Viva Santos Reis, Cortejos de Fé, e foi acompanhada em seus giros.  A folia todos os anos inicia o giro no dia 25 de dezembro e encerra no dia 06 de janeiro, dia de Santos Reis. Este ano por questão de saúde do responsável e mestre do grupo, Sr. José Afonso, atividades da folia foram interrompidas no dia 29 de dezembro 2017, e retomadas após sua recuperação, já no dia 10 de janeiro de 2018. A continuidade do giro ocorreu até o dia 14 de janeiro de 2018, quando do seu encerramento, marcado pela entrega das oferendas recebidas ao asilo do Pão do Santo Antônio, Santo de devoção do grupo, que estampa sua bandeira. 
        De acordo com o Sr. José Afonso o grupo de folia do bairro da Palha é antigo, tem mais de 50 anos _ele já acompanha desde adolescente_, havendo alguns períodos sem atividade, voltando a realizar os cortejos aproximadamente há 12 anos atrás. Os fundadores do grupo foram: Jânio Flor e Zé Abelino (já falecidos). O grupo atualmente possui 10 integrantes, todos homens, não sendo permitida participação de mulheres. 
       A Folia de Cristo Reis da Palha ficou por muito tempo, realizando seus giros somente no bairro, fazendas e povoados próximos, recentemente o grupo tem recebido convites e realizado visitas em outros bairros de Diamantina; este ano realizaram giros nos bairros da Palha, Rio Grande, Consolação, Bela Vista, Pedra Grande, Bom Jesus. De acordo com Sr. Geraldo Domingos um dos integrantes do grupo, este ano a folia visitou mais de 30 casas. É o evento marcado pela fé, musicalidade e cultura popular, ao som dos cavaquinhos, violões e caixa, unidos ao coro de três vozes masculinas, registrando a identidade do grupo.
Administração 2017-2020, Nosso Maior Patrimônio é Você.

                                              FOLIA EM VISITA ÀS RESIDENCIAS 





FOLIA EM VISITA AO ASILO DO PÃO DE SANTO ANTONIO 




Nenhum comentário:

Postar um comentário