quarta-feira, 3 de janeiro de 2018

VIVA SANTOS REIS – GIRO DAS FOLIAS DO MUNICÍPIO DE DIAMANTINA

   O Projeto Viva Santos Reis – Cortejos de Fé, com objetivo principal de apoiar, valorizar e difundir as folias de reis do município de Diamantina, iniciou sua primeira ação junto à comunidade diamantinense, na manhã do dia 23 de dezembro de 2017, com o cortejo da Folia de Santos Reis Unidos do Vale do bairro cidade nova pelas ruas do centro histórico de Diamantina. Com integrantes representando os personagens do presépio, Maria, José, Menino Jesus e os três Reis Magos, acompanhados de instrumentos de cordas e percussão entoando músicas religiosas que contam a viagem dos três Reis Magos até a manjedoura. Como é próprio do cortejo, houve visita às casas de moradores, ao Museu do Diamante e a Catedral Metropolitana, momento em que rezaram junto ao presépio.
  Ressaltamos a riqueza cultural que reveste as folias de reis e, no município de Diamantina há peculiaridades, nesta festa de louvor e devoção. São famílias e amigos que se unem para manter esta tradição em nossa cultura, recebendo em suas casas as bandeiras e foliões, como uma manifestação de Fe e devoção. Celebrar o nascimento do Menino Jesus em festa gerou uma riqueza de versos e profecias, que compõe o nosso universo cultural e que por ele somos todos responsáveis.  
  O Estado de Minas Gerais é marcado por uma diversidade de grupos de folias de reis, assim, o Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais- IEPHA realizou o cadastro das folias de Minas, em que o município de Diamantina está inscrito. Esta ação se efetiva como salvaguarda das Folias de Reis, reconhecidas como patrimônio cultural imaterial do Estado. Neste sentido, a Prefeitura de Diamantina e o Conselho Municipal de Preservação do Patrimônio Cultural e Políticas Culturais de Diamantina concebem o Projeto Viva Santos Reis – Cortejos de Fé, como via de integração das ações municipais alinhadas à política estadual do IEPHA, além de  preservar o patrimônio imaterial recriado pelas folias do município ao longo de dezenas de anos.
   O Projeto tem ações desenvolvidas ao longo do período das festas, do dia 23 de dezembro ao dia 06 de janeiro, quando ocorre a Grande Festa, com encontro de várias folias entre elas o grupo de folia do distrito do Inhaí, povoado do Pinheiro, povoado de Maria Nunes e o grupo de folia do bairro Cidade Nova, em um evento conhecido pelos foliões com o “remate”, encerrando as celebrações e festejando o novo ano, com as bênçãos do Menino Jesus.

Administração 2017-2020, Nosso Maior Patrimônio é Você.














Nenhum comentário:

Postar um comentário