sexta-feira, 19 de janeiro de 2018

VIVA SANTOS REIS – CORTEJOS DE FÉ: INTEGRAÇÃO DOS GRUPOS DE FOLIA DE INHAÍ E DIAMANTINA

      O Projeto Viva Santos Reis – Cortejos de Fé, realizado pela Prefeitura Municipal de Diamantina, através da Secretaria Municipal de Cultura, Turismo e Patrimônio, acompanhou no dia 03 de janeiro, o cortejo da Folia de Santos Reis do distrito de Inhaí pelos bairros de Diamantina e o “remate” no dia 06 de janeiro no próprio distrito, dia em que comemora Santos Reis, encerrando as comemorações. A folia todos os anos inicia seu giro no dia 25 de dezembro, após a “missa do galo”. De acordo com um dos integrantes do grupo, sua formação é tradição herdada de famílias. 
          O grupo atualmente possui 26 integrantes, a maioria homens, destacando duas mulheres, uma toca violão e outra canta. Em Diamantina, houve visita às casas de moradores de 05 bairros, Bela Vista, Bom Jesus, Vila Operaria, Rio Grande, Centro histórico com destaque para, Câmara Legislativa Municipal e Secretaria Municipal de Cultura, Turismo e Patrimônio, totalizando 18 (dezoito) visitas na cidade. 
          No distrito de Inhaí, no dia do “remate” o grupo o cortejo iniciou a partir das 06:00h da manhã, havendo missa às 08 horas e em seguida como tradição, realizou- se mais giros pelo distrito até chegar a praça principal com o grande encontro das folias do distrito de Inhaí e a folia Unidos do Vale do bairro Cidade Nova/Diamantina. Neste momento da recepção realizaram a troca de Bandeiras e cada grupo agradeceu em canto a oportunidade do encontro. 
     Sendo realizada uma rica apresentação de cantos por estas folias, foliões e demais pessoas presentes na praça seguiram para o local onde seria servido o almoço, momento de confraternização ao mesmo tempo que representa o fortalecimento da tradição que os une. 
     De acordo com um dos organizadores do remate, Marlon Vale, este ano em média, 600 (seiscentas) pessoas almoçaram junto aos foliões. Após o almoço a Folia de Santos Reis do Inhaí continuou seu cortejo pelas ruas do distrito, visitando casas e comércio, encerrando o giro por volta das 22:00 horas. Durante o giro do “remate” os foliões dançaram na porta de algumas casas a CHULA, dança centenária tradicional local, de acordo com tradição, é a dança uma forma de agradecer aos donos da casa pela farta comida oferecida aos foliões durante a visita. A bandeira usada como guia do grupo de folia, tem aproximadamente 80 (oitenta) anos, e, para sua preservação o grupo só a expõe no dia 06, nos outros dias o giro é acompanhado de outra bandeira, confeccionada no ano de 2003. Somente no dia 06 janeiro, o grupo de folia visitou mais de 40 (quarenta) residencias no distrito do Inhaí. É a tradição e fé de um povo, festejada com encontros e alegria.  
Administração 2017-2020, Nosso Maior Patrimônio é Você.

                      VISITA DO GRUPO PELAS RUAS DA CIDADE DE DIAMANTINA 





                              VISITA DO GRUPO PELAS RUAS DO DISTRITO DE INHAÍ




















Nenhum comentário:

Postar um comentário