quinta-feira, 25 de janeiro de 2018

FOLIA DE SANTOS REIS DE MARIA NUNES, " VIVA SANTOS REIS, CORTEJOS DE FÉ"

         E o mês de janeiro, vem encerrando as ações das Folias de Santos Reis no município de Diamantina. No povoado de Maria Nunes, do distrito de Inhaí, o tradicional “remate” aconteceu no dia 14 de janeiro. Foi um dia de festa, muita folia e confraternização das famílias que, logo após a missa celebrada pelo Conego Manuel Quitério, reuniram-se para preparar o almoço que foi servido para comunidade em geral, que prestigiou, acompanhando os foliões e a Bandeira.
         De acordo com o depoimento do Sr. Moacir Alcântara, atual responsável e mestre do grupo, este possui mais de 100 anos de existência. Como em outros grupos de folia de Diamantina, este ficou desativado por muitos anos. Mas a fé e devoção dos foliões reunidos, promoveu o retorno das atividades há 08 (oito) anos atrás, e se tornando cada vez mais forte e participativa. A folia atualmente possui mais de 10 integrantes, entre homens e mulheres, sendo expressivo os adolescentes, e conta com os instrumentos: viola, violão, acordeon e instrumentos de percussão.

      O mestre da folia, Sr. Moacir faz estimativa de que nos giros realizados entre os dias 25 de dezembro 2017 a 04 de janeiro 2018, tenham visitado mais de 100 (cem) casas no povoado de Maria Nunes, além de realizar o giro no distrito de Inhaí em 01 (um), dia visitando aproximadamente 20 casas. Mais uma vez a devoção, fé e cultura popular, é expressão forte da população diamantinense, fortalecendo e enriquecendo o patrimônio imaterial que a todos pertence e por todos deve ser cuidado. 












Nenhum comentário:

Postar um comentário