quarta-feira, 3 de janeiro de 2018

REUNIÃO DE AVALIAÇÃO DAS AÇÕES DO PROGRAMA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO PATRIMONIAL “DE OLHO NO PATRIMÔNIO”, ANO 2017.

  O Programa Municipal de Educação Patrimonial: “De Olho no Patrimônio”, objetiva trabalhar a arte e a cultura como propulsoras do desenvolvimento social e permitir nova postura da comunidade escolar e comunidade em geral, em relação ao patrimônio cultural e a apropriação do espaço urbano. Lançado oficialmente em 13 de julho de 2017, com ações realizadas desde março, o programa conta com vários parceiros, dentre eles a Secretaria Municipal de Educação, o Museu do Diamante-IBRAM, IFNMG, IPHAN, S.ER, UFVJM. A Secretaria Municipal de Educação, por meio de portaria designou equipe para o Programa, sendo estes professores efetivos do quadro de pessoal da própria Secretaria Municipal de Educação. Instituído, ainda, um servidor da Diretoria de Patrimônio Cultural, para coordenar as ações do programa.
  Em 18 de dezembro na sala de reuniões da Secretaria Municipal de Cultura, Turismo e Patrimônio, realizou-se o encontro da equipe de professores do Programa Municipal de Educação Patrimonial “De Olho no Patrimônio” com a Secretária Municipal de Cultura Márcia Betânia, a servidora da Diretoria de Patrimônio Cultural Luciana Andrade, servidoras da área pedagógica da Secretaria Municipal de Educação, Cinthia Fonseca e Lucilene Gonçalves e os professores do programa de educação patrimonial.
  Com o objetivo de avaliar as ações do Programa durante o ano de 2017, foi pontuado as atividades realizadas, de acordo com suas demandas: número de escolas, alunos  atendidos durante a realização dos projetos, gastos com as ações, que foram praticamente mínimos, agendamento de transporte, interação entre a equipe de educadores patrimoniais e a equipe escolar, a final destes temas chegaram a conclusão que objetivos foram alcançados de forma positiva, ressaltando a satisfação da direção das escolas com a realização dos projetos e o empenho da equipe de professores para desempenho do mesmo, alguns professores regentes agradeceram pela parceria, por contribuir acrescentando aos alunos mais informações sobre o patrimônio de Diamantina. Márcia Betânia, após agradecer o empenho de todos, explanou sobre as futuras ações para o ano de 2018, ressaltando a importância em desenvolver um projeto de educação patrimonial que alcance as comunidades dos bairros de distritos, tendo em vista a demanda do município, sua visibilidade e reconhecimento do Patrimônio Cultural e Natural de Diamantina, o que lhe confere importantes títulos que a distingue dos demais municípios, quanto pela ausência de realização de ações de educação patrimonial com amplitudes territorial, quantitativa e estratégias diversificadas, em condições de dialogar com contextos culturais específicos, tanto urbanos quanto rurais. Em seguida, os presentes manifestaram suas opiniões, críticas e sugestões. Mantido o interesse da Secretaria Municipal em ser elemento atuante no programa. Proposta para janeiro a elaboração do plano estratégico de restruturação pedagógica e planejamento para realização dos trabalhos do ano de 2018. Administração 2017-2020, Nosso Maior Patrimônio é Você.














Nenhum comentário:

Postar um comentário