segunda-feira, 19 de agosto de 2019

Funcionários de Empresa responsável pela Restauração da Igreja de Nossa Senhora da Luz e Casarão dos Orlandi, participam de curso de Capacitação sobre o Patrimônio Cultural.


No dia 09 de agosto do ano corrente, foi promovido na Secretaria Municipal de Cultura, Turismo e Patrimônio o curso de capacitação com o tema sobre o patrimônio. O público alvo da ação foram funcionários da Empresa Restaurare Construtora Ltda., responsável pelas obras de restauração da Igreja de Nossa Senhora da Luz e do Casarão dos Orlandi, ministrado pela servidora Luciana Andrade -  Gerente de Pesquisa, Educação e Preservação – Diretoria de Patrimônio Cultural.
A Igreja de Nossa Senhora Luz e o Casarão dos Orlandi fazem parte dos bens tombados do município. A efetivação dos trabalhos da Igreja de Nossa Senhora da Luz está sendo possível através do montante proveniente do Fundo Monumenta, destinado a reforma dos forro, telhado, piso e parte de sua estrutura. No que se refere à restauração do Casarão dos Orlandi o recurso vem do Programa de Aceleração do Crescimento – PAC
A ação proposta faz parte do Programa Municipal de Educação Patrimonial “De Olho no Patrimônio”. Dentre as atividades com o grupo foi abordado o conceito de patrimônio cultural material e imaterial e o significado destes para a política municipal de cultura, a importância da  preservação do patrimônio cultural, o significado dos bens restaurados para a vida quotidiana das localidades envolvidas, enfatizou a todos sobre a importância do papel de cada um dos operários, na restauração das duas obras, não só pela responsabilidade de desenvolver seu trabalho com compromisso, mas também por serem cidadãos diamantinenses e estes bens pertencerem a todos que aqui moram ,e  a
preservação da história e do desenvolvimento local são dois fatores que andam lado a lado. Durante a atividade alguns dos participantes fizeram observações sobre aspectos relativos aos monumentos patrimoniais da cidade que até então tinham passado despercebidos.
Pretendeu-se através deste curso de capacitação, aguçar o olhar dos participantes sobre o patrimônio cultural e contribuir para um olhar atento, curioso e sensível quanto ao interesse de conhecer a história da cidade, a fruição dos bens culturais e o principal: o gosto em realizar um trabalho de restauração e conservação de bens culturais do município que fazem parte da identidade cultural de cada um deles e do município como um todo.
Diamantina, 20 anos de Título de Patrimônio Cultural da Humanidade! Estamos De Olho em Nosso Patrimônio!








Nenhum comentário:

Postar um comentário