segunda-feira, 19 de agosto de 2019

PREFEITURA MUNICIPAL DE DIAMANTINA REALIZA O 2º FÓRUM DE FOLIAS E PASTORINHAS do MUNICÍPIO.



Aconteceu no dia 13 (treze) de setembro de 2019 no Teatro Santa Izabel o 2º FORUM DE DIÁLOGO E ESCUTA DAS FOLIAS e PASTORINHAS DE DIAMATNINA, o evento foi realizado pela Secretaria Municipal de Cultura, Turismo e Patrimônio, que contou com representantes e alguns integrantes das Folias de Reis de São Sebastião e Pastorinhas, maioria de distritos e povoados. A iniciativa de realizar o encontro foi da Diretoria de Patrimônio Cultural, que tem com um dos principais objetivos “dar voz” e diálogo àqueles que resguardam e mantém esta tradição secular em nosso município, as Folias de Minas Gerais foram registradas como patrimônio cultural imaterial de Minas Gerais, no dia 06 de janeiro de 2017 pelo Conselho Estadual de Patrimônio de Minas Gerais(Conep).
Essa ação de salvaguardar a memória musical e a cultura de forma geral dos foliões e pastorinhas de Diamantina busca também ampliar o conhecimento e maior apropriação da população, sobre tais grupos. Mais ainda, auto afirmar que a existência e permanência de cada grupo colabora para que a Diamantina Patrimônio Mundial seja cada vez mais rica e diversa em sua cultura e que somente com a participação efetiva na comunidade é que se viabilizará formas concretas de transmissão dos saberes às novas gerações.
Além dos foliões estiveram presentes no Fórum o prefeito de Diamantina Juscelino Roque, a Secretária Municipal de Cultura Márcia Betânia, membros do Conselho Municipal de Preservação do Patrimônio Cultural e Políticas Culturais de Diamantina, diretora do Museu do Diamante Sandra Martins, representante da UFVJM da associação do Encontro dos Saberes do Vale do Jequitinhonha, professores de educação patrimonial do Programa “De Olho no Patrimônio” entre outros convidados. O prefeito Juscelino Roque abriu o fórum expondo a importância da valorização destes grupos culturais na manutenção dos saberes e fazeres dos mesmos para o município, além de parabeniza-los pelo esforço em dá continuidade as nossas tradições. O encontro deu oportunidade aos grupos de exporem suas opiniões e dificuldades e também compartilhar com todos ali presentes um pouco da sua cultura (cantos e outras tradições).  Além disso tiveram a oportunidade de assistir o documentário produzido pela SECTUR sobre o I ENCONTRO DE FOLIAS e PASTORIHAS, no qual tiveram a oportunidade de dialogar sobre os pontos positivos e negativos do I encontro, para que o próximo possa ter melhor estrutura no sentido de atender aos foliões e todos aqueles que estiverem presentes. Ao final após votação ficou agendado o próximo encontro para 12 de janeiro de 2020 (segundo domingo do mês). Para finalização do evento cada grupo foi presenteado com um DVD contendo o documentário do I Encontro das Folias e Pastorinhas.
O simples fato de abrir-se ao diálogo já traz como resultado ânimo aos grupos que se sentiam muito isolados, sem apoio do poder público e sem visibilidade. Desde o final de 2017 até o momento, a SECTUR se desdobra em mapear os grupos existentes, estabelecendo contatos diretamente com foliões, o resultado deste trabalho ficou evidente na realização do 2º Fórum de Diálogo e Escuta que contou com representantes de 18 grupos dos 23 grupos já identificados em Diamantina.



       




Nenhum comentário:

Postar um comentário