sexta-feira, 15 de maio de 2020



A Festa do Divino Espirito Santo reúne a religiosidade expressa nas NOVENAS - MASTRO.

A Festa do Divino é iniciada duas sextas-feiras antes do Domingo de Pentecostes com uma alvorada festiva, na Igreja do Amparo. Conta-se, que até a década de 1970 a alvorada era composta de música, foguetório e repiques de sinos anunciando o início das novenas. Dessas práticas, o que se mantém nos dias correntes é que, a partir da sexta-feira, seguem-se nove dias de preces, reunindo os fiéis na Igreja do Amparo. Na primeira sexta-feira, após a missa das 7:00 é distribuído o bolo de arroz.

O levantamento do mastro (ou da “bandeira do mastro”), antecede ao dia de saída do cortejo imperial, em geral, na noite de sábado. Até fins do século XX, o dia do levantamento do mastro terminava em grande festa, com sorteios e outras brincadeiras, barraquinhas para a venda de comidas e arrecadação de recursos para o festejo, além da música.

O responsável pelo levantamento do mastro é denominado de Mordomo. Cabe a ele organizar esse ritual e arcar com seus custos. O Mordomo também é responsável pela guarda da Bandeira do Mastro e o costume é que a procissão saia da sua casa, pois ele mesmo deve levá-la. A procissão ainda hoje mantém a participação de banda de música, grupos de cultura popular e queima de fogos de artifício. O percurso trilhado vai da casa do mordomo à igreja, onde o padre benze a bandeira, e dá sequência à novena. Atualmente, segue até a Praça Barão do Guaicuí, popularmente denominada de Pça do Mercado, onde eram realizadas as queimas dos fogos.

Atualmente, nem todas as festas têm um mordomo, de forma que a procissão, a guarda da Bandeira do Mastro e o foguetório do mastro têm sido responsabilidade dos festeiros.




                                                                      2015-Levantamento do Mastro

1987- divino-milton-vale- mordomos- mastro

  
2015-mordomos bandeira

2019-bandeira do mastro


                                                                IMG-4894a


                                                              IMG 4954a


                                                            IMG -4959a

                                                                IMG 5152


                                                            Procissão milagres

Nenhum comentário:

Postar um comentário