terça-feira, 26 de maio de 2020

Festa Do Divino Espírito Santo


A festa do Divino Espírito Santo reúne expressões afro-brasileiras, demonstradas na participação de grupos de cultura popular.

Os grupos de cultura popular são elementos tradicionais que participam em especial do Cortejo Imperial e do levantamento do mastro.
                        
A Marujada Nossa Senhora Rainha da Paz de Diamantina participa dos rituais que envolvem o levantamento do mastro, desde a busca da bandeira na casa do mordomo, conduzindo todos em procissão para o hasteamento da bandeira no dia que antecede a Festa. No dia seguinte, no Domingo de Pentecostes, o grupo busca a Imperatriz para sua participação no cortejo imperial, se inserindo nesse cortejo até a missa na igreja.

Os caboclinhos de Diamantina foram recriados desde o ano de 2018.  Fizeram sua primeira apresentação em 21 de Dezembro de 2019 no cortejo cultural em comemoração aos 20 anos do Título de Diamantina Patrimônio da Humanidade, coordenados pelo Mestre Caboclo Carlos Rubens dos Reis, filho de José Rubens, mestre do extinto grupo de caboclinhos de Diamantina. As vestimentas e adereços foram custeadas pela Prefeitura de Diamantina, com recursos do Fundo Municipal de Preservação do Patrimônio e foram confeccionadas por Dona Dina. Em 2020 o grupo faria sua participação na Festa do Divino, fato que não ocorria há mais de 25 anos.



1950-Caboclinhos

  1950-Caboclinhos e Banda Militar
 1952-Caboclinhos
                                                           2011-Cia EstandArtesdeMinas

 2017-Marujada
 2019-Caboclinhos de Diamantina
 2019-Marujada
2019-Caboclinhos

Nenhum comentário:

Postar um comentário