terça-feira, 12 de maio de 2020




A Festa do Divino Espirito Santo reúne saberes através da produção de indumentárias, bordados, ornamentos.
                         
A preparação das roupas e ornamentos usados no cortejo requer tempo e atenção das famílias responsáveis pela festa. Relatos indicam que, com o passar dos anos, ganharam destaque e suntuosidade.

A produção das roupas começa no desenho. Era comum a contratação de estilistas– inclusive de fora da cidade – para pensar o conjunto do cortejo imperial e a partir disso orientar o desenho das roupas.

As vestimentas usam tecidos nobres, como veludos e outras fábricas de roupas de festa. São também trabalhosas, recebem bordados e pedrarias. Geralmente são confeccionadas por costureiras locais.

Nos últimos anos utiliza-se muitas roupas já usadas em festejos anteriores, bem como ornamentos também já utilizados, tendo em vista o custo das peças.

As costureiras que confeccionam para a festa há anos têm facilidade na preparação das roupas de época. Entre elas, há certa especialização. Algumas – como D. Coroaci – são especialistas nas roupas de mulher, enquanto outras preparam as masculinas – é o caso de D. Doralice, que costura ao lado de suas irmãs Laudelice e Elenice.



                          

1975, Capa do Imperador



2000,cortejo bandeira Imperio Bordada





2011, Andor



2011,bordado, Capa da Imperatriz



2015, Costureira



2015, Costureira

2015, desenho da peça


2015, peça pronta na festa


DSCO3414





Nenhum comentário:

Postar um comentário