quinta-feira, 21 de maio de 2020

Festa do Divino Espirito Santo


A Festa do Divino Espirito Santo reúne saberes através da distribuição de medalhinhas, confecção dos docinhos e do bolo de arroz. 

As medalhinhas são benzidas e distribuídas, o que, segundo se conta, já teriam sido feitas de ouro e prata, nos tempos áureos da mineração na região.  Atualmente, as medalhas são pingentes dourados, de metal menos valioso, mas continuam sendo disputadas entre os participantes, que as prendem nas roupas, guardam em suas bolsas, etc.

Além das medalhas, ao final do cortejo são distribuídos doces secos em “cartuchos” ou em outro formato, segundo o desejo dos festeiros.

Até meados do século 20, depois da cerimônia religiosa o imperador, a imperatriz e seu cortejo saíam envoltos por um quadro decorado e levado por quatro membros do cortejo, dirigindo-se à casa onde são servidos doces e bebidas a toda a população. A tradição da confecção dos doces em Diamantina foi se perdendo e estavam sendo confeccionados em outras localidades.

Desde 2018, os doces voltaram a ser confeccionados em Diamantina, no distrito de São João da Chapada, pelo grupo de doceiras da localidade. São confeccionados doce de leite, de mamão, de abóbora, de côco e outros.




2019- cartuchos


2015- Malaia

2015- Medalhas

2018- docinhos e cartuchos

2018- Docinhos

2019- Medalhas

2019- Bolo de Arroz- Festa do Divino




Docinhos e cartuchos

2019

Nenhum comentário:

Postar um comentário