quinta-feira, 22 de dezembro de 2011

ATA DA REUNIÃO DO CONSELHO MUNICIPAL DE CULTURA DE DIAMANTINA - Março


Aos trinta e um dias do mês de março de dois mil e onze (31/03/2011), reuniram-se na Secretaria Municipal de Cultura de Diamantina às 16h, os membros do Conselho Municipal de Cultura para a reunião ordinária para discutir a seguinte pauta: Andamento dos mini-fóruns para formação do Conselho de Cultura, informes gerais sobre o carnaval. A reunião foi iniciada com as saudações aos presentes feitas pela Coordenadora de Patrimônio Cultural, Helena Rosmaninho, que agradeceu a presença de todos os presentes. Helena informou sobre a ação da Coordenadoria de Patrimônio Cultural quanto à despoluição visual durante o Carnaval. Marta Eloina, informou que foi um grande avanço a colocação de gradis padronizados. Marcelo Tibães disse que foi bom trabalho e que foi grande passo para elaborar ações para o ano de 2012.  Helena informou sobre a realização do projeto Pequeno Folião que ocorreu nas escolas municipais de Diamantina.  Elogiou os trabalhos feitos junto aos alunos e disse que houve um bom retorno com o projeto e participação efetiva dos alunos. Informou que haverá o lançamento do documentário sobre a história do Carnaval de Diamantina, a tradição dos blocos e que tem a intenção de exibi-lo para toda a comunidade. Informou que as cópias dos DVDs serão repassadas para os membros da Subcomissão e do Conselho Municipal, além dos blocos participantes e entidades ligadas a cultura. Helena, informou que o recurso do ICMS Cultural estará na conta provavelmente no inicio do mês de abril. Informou sobre o estado de conservação da Capela de Curralinho, Nosso Senhor dos Passos, que piorou com as chuvas e disse que é necessário tomar providencias e que necessita do apoio dos membros para liberação de R$ 25.000,00 para a reforma da Igreja. Disse ainda que a comunidade fará a intervenção com recursos da Prefeitura, acompanhada por Engenheiro da Prefeitura e que a mesma solicitou o tombamento da referida Capela. Helena informou que entrou em contato com o Junno, IPHAN, que se prontificou a ajudar no que fosse necessário para viabilizar as vistorias. Marcelo sugeriu que saísse da reunião com uma definição sobre a composição do Conselho para que os novos membros pudessem tomar posse e dar andamento às ações. Informou ainda que somente o setor de música e teatro estão sem representantes e sugeriu que marcasse uma data para posse o mais rápido possível. Helena informou que deve marcar uma reunião com a Subcomissão dentro de 15 dias e sugeriu que fizesse os minifóruns ainda na primeira quinzena de abril. Márcia informou que todas as cidades Patrimônio da Humanidade devem fazer relatórios junto com UNESCO e que vieram no ano de 2010, fizeram observações da cidade e que é necessário focar em ações voltadas para Educação Patrimônio. Marcelo informou que nenhum dos representantes do novo Conselho está presente e que a peça chave para continuar o processo é dar posse ao Conselho. Márcia disse que a Educação para o Turismo na comunidade e que a Educação Patrimonial devem andar juntos. Helena informou que está estudando formas para implantar o projeto de Sempre Viva Diamantina para despoluição visual. Padre Darlan informou sobre a necessidade desses encontros para interligar as instituições e trabalhar o fomento à cultura. Disse que um grande exemplo deixado pelo Pequeno Folião é que o trabalho chegou até a Palha, pois trabalhou a cultura nos bairros. Informou sobre a necessidade de direcionar ações para distritos. Werlen informou que existia a Cavalhada em Inhaí e que a tradição acabou. Helena sugeriu que marcasse a data da posse dos Conselhos. Marcelo informou que deve fazer o decreto primeiro e depois convocar os membros para a posse formal. Marcelo disse que independente se houver ausência na área de música, fica aberta a vaga até o preenchimento. Ficou definido que a reunião de posse ocorra no dia 08 de abril do novo Conselho. Edison e Werlen se prontificaram a apoiar no contato com os outros músicos e avisar sobre a posse dos membros. Helena solicitou que depois da posse, o atual Conselho e os novos Conselheiros se reunissem no Teatro Santa Izabel para que pudessem apoiar e repassar suas experiências. Helena informou que recebeu uma proposta de curso de animação gratuito e que os oficineiros solicitaram somente alimentação, hospedagem e transporte e que o curso será voltado para crianças de 12 anos, podendo ser voltado para escola e que solicitará apoio da Secretaria de Educação. Perguntou se os conselheiros concordam em liberar parte do recurso do Fundo, dizendo que tal atividade não foge das propostas do Conselho Municipal de Cultura. Todos concordaram desde que primeiramente acione instituições parceiras e tente patrocínio. Márcia informou que havia sugerido uma cadeira do Conselho de Cultura para a Comissão Permanente de Carnaval além de mais 4 instituições e que foi aprovado. Mas que não foi delegada nenhuma pessoa para representar o Conselho dentro da Comissão. Márcia informou que irá fazer Seminários Setoriais, Internos e Externos sobre o Carnaval, para que seja amplo e abra espaço para participação de toda a comunidade. Helena informou que somente o Ministério Publico não participará da Subcomissão de Patrimonial, e que outras instituições presente na Subcomissão como; IPHAN, Corpo de Bombeiros, Policia Militar estão presentes também na Câmara Técnica de Carnaval. Márcia informou que teve total apoio do Ministério Publico para aprovar decretos e leis durante o Carnaval. Marcelo sugeriu que se o Teatro de Maria Nunes estiver presente no Conselho que o Fundo de Cultura banque as passagens da representante. Reforçou que falta uma posição formal dos representantes do CMDRS e do Legislativo que comporão o Conselho. Helena informou sobre a ornamentação das ruas com tapetes e solicitou a Ana Paula, funcionária da Produção Cultural para esclarecer mais sobre o evento. Ana Paula, disse que está apoiando a Arquidiocese e buscando recursos e mão de obra para ajudar na ornamentação das ruas e que serão enviados convites para os moradores das ruas do centro para ajudarem na ornamentação das ruas. Informou ainda que os tapetes serão feitos a meia-noite do Sábado de Aleluia até a manhã de domingo de Páscoa e convidou todos os conselheiros para divulgarem a ação e apoiarem na confecção dos tapetes. Padre Darlan informou que haverá rotatividade na ornamentação para não sobrecarregar as pessoas. Nada mais havendo a tratar. Lavrou-se a ata que será assinada por todos os membros.  

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