quinta-feira, 22 de dezembro de 2011

ATA DA REUNIÃO DO CONSELHO MUNICIPAL DE CULTURA DE DIAMANTINA - 06 de junho


Ao primeiro dia do mês de junho de dois mil e onze (01/06/2011), reuniram-se na Secretaria Municipal de Cultura de Diamantina às 16h, os membros do Conselho Municipal de Cultura para a reunião ordinária para discutir a seguinte pauta: Liberação de recursos do Fundo Municipal para Políticas Públicas. A reunião foi iniciada com as saudações aos presentes feitas pela Coordenadora de Patrimônio Cultural, Helena Rosmaninho, que agradeceu a presença de todos os presentes. Helena informou que recebeu orientação do setor de Finanças informando sobre a necessidade de consulta ao Conselho Municipal de Cultura para liberação de recursos para a gravação de DVDs sobre o Carnaval de Diamantina no valor de R$410,00 (quatrocentos e dez reais); R$25.000,00 para a Igreja de Curralinho, R$ 2.000,00 para compra de materiais para conservação das partituras encontradas em São João da Chapada. Silvio informou que as partituras encontradas devem ser analisadas pelos membros de Acervo Cultural do Conselho de Cultura. Informou ainda sobre a necessidade da agilidade em dar posse ao Conselho e de um local para encontro dos Conselheiros, como o casarão de propriedade do IPHAN localizada ao lado da Igreja do Bomfim. Marcelo informou que o referido casarão será sede da organização do fHist que promoverá o evento de Festival de História e fará ações contínuas no município, mas que poderia solicitar um espaço para o Conselho. Informou ainda que enquanto a minuta de criação do Conselho de Cultura não seja publicada, se faça uma reunião com os novos membros do Conselho de Cultura e Subcomissão de Patrimônio para dar andamento às ações. Helena informou que reunirá com a Subcomissão e que precisará novamente do apoio do Conselho. Marcelo informou sobre a publicidade utilizada no centro da cidade e disse que o Conselho de Cultura não pode deliberar ações que é de responsabilidade do município, que existe uma proposta do Plano Diretor e instituições haver com a área. Sugeriu que fosse articulada com todos os setores envolvidos, pois as ações vão atropelar legislações já vigentes. Dessa forma ganha seriedade nas discussões. Silvio informou que é necessário promover mais a comunicação do Conselho Municipal de Cultura com os diversos setores ligados aos assuntos levantados em reuniões. Marcelo informou que nunca provocou uma discussão de Diamantina enquanto Patrimônio da Humanidade de forma integrada. Helena perguntou se todos concordam com a liberação dos recursos de R$ 1.250 reais para pagamento do prêmio das escolas previsto no Projeto Pequeno Folião, R$ 25.000 para Capela de Nosso Senhor dos Passos, R$ 10.000,00 rampa da Igreja de São Francisco que será repassada através de convênio, R$ 410,00 reais para pagamento de gravação de DVDs sobre o Carnaval de Diamantina, R$ 2.000,00 para material para conservar as partituras. Silvio perguntou se o recurso de Fundo será repassado diretamente ou se será necessário uma licitação. Márcia, SECTUR informou que deve ser feita licitação e acompanhamento do uso dos recursos. Helena informou que os recursos referente a rampa será repassada para a Irmandade de São Francisco. Quanto ao pequeno Folião informou que está em contato com o Sergio da Secretaria de Educação para ver a forma de pagamento. Marcelo informou que os DVDS poderão ser gravados pela própria Prefeitura, pois o valor está elevado e sugeriu outras formas de gravação, através do apoio do CVT, Teatro. Helena disse que verá com João Paulo, Teatro Santa Isabel a possibilidade gravação. Silvio sugeriu estagiários da área de informação e tecnologia da UFVJM para apoiar. Todos concordaram com a liberação dos recursos do Fundo Municipal para Políticas Culturais para financiar os itens citados acima, exceto o dinheiro destinado ao pagamento de gravação que ficou suspenso, enquanto não busca alternativas de gravação. Portanto, o conselho aprovou a liberação total de R$38.250,00 (trinta e oito mil, duzentos e cinqüenta reais) do recurso do Fundo. Marcelo sugeriu que parte do recurso do Fundo fosse revertida para quitar as passagens e alimentação dos conselheiros que moram nos distritos e permitir a participação. Todos os conselheiros concordaram. Edison questionou a destinação dos sinos da Igreja de São João da Chapada. Márcia informou que deve priorizar o Cruzeiro de São João da Chapada. Nino informou sobre a importância de um representante do meio de comunicação para compor o Conselho de Cultura. Reforçou que é necessário fazer um trabalho de formação e capacitação aos conselheiros, pois eles têm poder e que deve avançar, pois as ações estão muito internas. Silvio lamenta a falha de não convocar um representante do meio de comunicação. Márcia convida a todos para a 3ª assembléia, que tem como objetivo criar uma associação de amigos do teatro, da orquestra e da banda. Helena informou sobre o oficio enviado aos taxistas sobre a pintura que fizeram na Rua Direita e solicitou o apoio do conselho. Disse que enviou ofícios para os órgãos competentes solicitando informações (IPHAN, fiscalização), e que os mesmos responderam que não estavam sabendo da referida pintura na rua direita e solicitaram para tomar providencias. Helena apresentou o trabalho realizado pela Escola Municipal Casa da Criança Maria Antonia que participaram do Curso de Animação, parceria com a Casa da Animação. Ficou definido que a próxima reunião do Conselho será no dia 07 de junho. Nada mais havendo a tratar. Lavrou-se a ata que será assinada por todos os conselheiros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário