quinta-feira, 22 de dezembro de 2011

Perspectivas e ações do I Encontro de Cultura das comunidades afrodescendentes





O I Encontro Cultural das Comunidades Afrodescendentes de Diamantina: Identidade, Território e Direitos, promovido pela Prefeitura Municipal de Diamantina por intermédio da Secretaria de Cultura, Turismo e Patrimônio de Diamantina, ocorreu durante os dias 02, 03 e 04 de dezembro no distrito de São João da Chapada. Este encontro também foi construído através da parceria efetuada com as 04 associações comunitárias das comunidades envolvidas. Contou com presença de representantes de diferentes setores. O evento foi palco para exposições, reflexões e perspectivas de mudanças para as comunidades afrodescendentes. Estiveram presentes, o Prefeito Municipal, Geraldo da Silva Macedo, a Secretária Municipal de Cultura e Turismo, Márcia Betânia Oliveira Horta, a Assessora para Assuntos Federativos da SEPPIR/PR - Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial da Presidência da República - Maria do Carmo Silva, Cléver Machado, Coordenador Estadual de Políticas de Promoção da Igualdade Racial, Ronaldo Pereira, representante do Conselho Estadual de Promoção da Igualdade Racial, o Professor João Batista, UNIMONTES, Maria Elisabete Gontijo representante do Centro de Documentação Eloy Ferreira da Silva e CEDEFES, professores da UFVJM: Evandro Satlher, Fernanda Moreira, Claudenir Fávero ( Paraná), Promotor de Justiça Dr. Enéas Xavier Gomes, Sr. Antônio Carlos, representante do INCRA/MG, Superintendente Marco Antônio Fonseca – representando o Ministério de Minas e Metais, Jésus Rosário de Araújo, representante da Federação Estadual das Comunidades Quilombolas em Minas Gerais - N’golo, alunos da UFVJM representante do Cáritas de Araçuai, comunidades da Mata dos Crioulos, Vargem do Inhaí, Quartel de Indaiá, São João da Chapada, e outras comunidades afrodescendentes convidadas.
                                         
                                                                              
As discussões se deram no eixo da construção da identidade dos povos quilombolas, das atividades de trabalho desenvolvidas pela comunidade e sua relação com o meio-ambiente, da participação das comunidades quilombolas do município na busca de seus direitos, das políticas públicas e a organização política das comunidades quilombolas. Os participantes enfatizaram os processos de certificação e de identidade das comunidades afrodescendentes.  A Assessora para Assuntos Federativos da SEPPIR-PR Maria do Carmo Silva, apresentou o Programa Brasil Quilombola, o que reforçou a amplitude da relação do quilombola com a terra, mostrando que da terra irradiam relações de natureza social e cultural, e não meramente econômicas. Discutidas questões da relação das unidades de conservação e dos territórios de comunidades quilombolas, reflexões foram feitas sobre direitos e deveres de ambas as partes e como transitam estas questões dentro do campo jurídico.

Secretária Municipal de Cultura,                
Turismo e Patrimônio, a Assessora
para Assuntos Federativos da SEPPIR-PR
(Márcia Betânia e Maria do Carmo Silva)



Exposição realizada por moradora  da comunidade da Mata dos Crioulos                                                                                                                                                                               
Durante o evento, foram também desenvolvidos oficinas: troca de saberes e fazeres, oficinas de dança, capoeira, culinária, mostra de filmes tematizados sobre os direitos dos povos tradicionais. Mostra de produtos de economia solidária, produzidos em comunidades tradicionais - Feira de artesanato: saberes e sabores, expressões e manifestações da cultura do povo negro e batuque na praça. O desenvolvimento destas atividades permitiu um encontro e trocas de experiências entre gerações.

                                   
Oficinas de dança – juventude-Bantos do Baú                                                                                 


Apresentação Terreiro de Candomblé de Diamantina - Mamãe Oxum

 A participação das comunidades quilombolas e da comunidade do distrito, assim como de comunidades vizinhas foi bastante expressivo. O envolvimento de jovens da comunidade foi um destaque.

                            
      Após várias discussões, foi proposto:

                                                                                  
1-      Criação de um Conselho no município, a fim de viabilizar a concretização de ações assim como de um fundo para consolidar ações propostas no município, fazendo deste conselho o ponto de contato com as instâncias setoriais dos governos, estadual e federal. 
2-      Buscar estabelecer diálogo com a gerência das unidades de conservação.
3-      Elaboração de um projeto de área para extrativismo.
4-      Como incorre multas sobre notificações de crime ambiental, o município deve fazer um estudo social, apresentando a impossibilidade do pagamento, via promotoria para o Instituto Estadual de Floresta.
5-       A continuidade da atividade da mineração deve acontecer através da organização das cooperativas

                                
                                   
Ação concreta: foi eleita uma comissão composta por 16 integrantes sendo 04 pessoas de cada uma das comunidades, com reunião marcada para o dia 17/12/2011, na Secretaria de Cultura e Turismo de Diamantina, afim de elaborar encaminhamentos e dar seqüencia à proposta deste evento.

              

Um comentário:

  1. Gostaria de saber informações sobre barracões de candomblé que funcionam ou funcionavam desde 1920 na cidade de diamantina - MG.
    e mail para resposta: cristianexpg@hotmail.com
    Grata pela atenção, na certeza de uma breve resposta;
    Mãe Cristiane d'Oyá

    ResponderExcluir